FUTEBOL – Federação Paranaense completa 79 anos nesta quinta-feira
04/08/2016 11:41 em Futebol

Esta quinta-feira é especial para o futebol paranaense. Há 79 anos era criada a Federação Paranaense de Futebol, fundada em 04 de agosto de 1937. Antes da FPF, outras entidades foram criadas para gerenciar o futebol paranaense, como a Liga Sportiva Paranaense, Associação Paranaense de Sports Athléticos, Associação Sportiva Paranaense e Federação Paranaense de Desportos.

 

Porém, em 1941, a FPD e a Liga Curitibana de Futebol foram extintas e a Federação Paranaense de Futebol se tornou a maior entidade de futebol do Estado. Inicialmente, seus membros eram Clube Atlético Paranaense, Coritiba Foot Ball Club, Britânia Esporte Clube, Clube Atlético Ferroviário, Esporte Clube Água Verde, Sociedade Educação Física Juventus, Palestra Itália e Liga de Futebol Regional de Paranaguá.

 

Hoje, a Federação Paranaense de Futebol representa 65 filiados ativos, entre clubes profissionais, clubes amadores e ligas regionais. Ao todo, entre todas as categorias, 15 competições são organizadas pela entidade, tendo a sua principal o Campeonato Paranaense. No ano passado, houve uma inovação com o lançamento da Taça FPF, uma competição para atletas profissionais, com idade até 23 anos, que em 2016 está em sua segunda edição. 

 

 

Em seus 79 anos de fundação, a FPF tem como responsabilidade organizar campeonatos, credenciar o esporte no Estado e dar todo apoio aos filiados, representando os clubes paranaenses na Confederação Brasileira de Futebol. O presidente da entidade é o Sr. Hélio Pereira Cury, que foi eleito para o comando da FPF em 2008 e reeleito no ano passado. 

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!