Agentes de trânsito iniciaram na manhã desta segunda, 5, curso de atualização na 2ª Escola de Formação e Aperfeiçoamento e Especialização de Praças (Esfaep). A capacitação de 60 horas-aula é dividida em quatro módulos: legislação de trânsito, ética e cidadania, operação e fiscalização, além de psicologia aplicada.
“Estamos indo além das 32 horas preconizadas pelo Denatram (Departamento Nacional de Trânsito) com uma capacitação técnica e que abrange principalmente a ética”, reforça o gerente de Operações da Secretaria de Mobilidade Urbana, Pedro Todon.
O especialista em direito de trânsito Paulo Kanaan, ministrante do curso, parabenizou a administração por realizar a capacitação mais abrangente, lembrando que poucos dos municípios do Brasil realizam o curso, não existindo obrigação legal para capacitação neste formato. “Além dos agentes ganham também os munícipes”, acrescenta.
Abel Pires, agente de trânsito há dez anos, destaca que o curso será essencial para o não cometimento de injustiças. “As leis mudam constantemente e o agente deve estar preparado e qualificado para fiscalizar”, explica.
Todo o efetivo, cerca de 80 agentes, participam da capacitação. Divididos em duas turmas para não prejudicar os serviços, os servidores seguem com o treinamento até o dia 24. Segundo a portaria 94/2017 do Denatran, a cada três anos os profissionais devem passar por atualização. A capacitação é realizada das 8 às 12 e das 13 às 17 horas.
(Foto: Aldemir de Moraes/PMM)
MAIS...