A Semana Maringaense de Amamentação se encerrará com o ′Mamaço′ e o ′Café com Leite Materno′, no dia 7 de agosto, das 14 às 17 horas, no salão da Obra do Berço (av. Carlos Correa Borges, 325, Zona 5). As ações são de incentivo à amamentação e faz parte da Semana Mundial de Aleitamento Materno, comemorada entre os dias 1 e 7 de agosto.
“Batizamos de ′Mamaço′ o momento de amamentação conjunta. Em seguida, haverá brincadeiras, sorteios e um coffee break”, explicou a coordenadora do Banco de Leite Humano do Hospital Universitário de Maringá, Christyna Beatriz Genovez. O tema da campanha é ′Capacite os pais e permita a amamentação agora e no futuro!′. O Ministério da Saúde recomenda a amamentação dos 6 meses a 2 anos de vida.
“O leite materno é o alimento mais rico em nutrientes e capaz de suprir todas as necessidades da criança. Por isso é importante reforçar, incentivar e apoiar a amamentação e aleitamento, a fim de aumentar os índices e consequentemente diminuir a morbidade e mortalidade infantil” ressalta o gerente de Promoção e Prevenção em Saúde da Secretaria de Saúde, Geison Schmidt Soares.
Em Maringá, o sistema de saúde realiza visita em todas as Unidades Básicas de Saúde e residência das mães usuárias do Sistema Único de Saúde para orientação e capacitação. A ação é organizada pelo Comitê de Aleitamento Materno de Maringá (Coamar), formado pela Prefeitura Municipal de Maringá, por meio da Secretaria de Saúde e Secretaria de Educação, 15ª Regional de Saúde, Universidade Estadual de Maringá, Hospital Universitário de Maringá, UNIMED Maringá, Hospital e Maternidade Santa Casa de Maringá, Hospital Paraná, Hospital Maringá, Hospital Bom Samaritano, Hospital São Marcos, Faculdades Uningá e Unicesumar, Baby Nutri, Maternati e Instituto Sendas.
Banco de Leite Humano
As mulheres interessadas em realizar doação para o Banco de Leite Humano do Hospital Universitário de Maringá podem entrar em contato pelo telefone (44) 3011-9174 para orientações e agendamento da entrega dos materiais para coleta.
(Foto: Vivian Silva/PMM)
MAIS...