A sexta-feira, dia 9, foi mais um dia para entrar para a história do Time Brasil em Jogos Pan-americanos. Conquistamos mais 27 medalhas, sendo dez de ouro, nove de prata e oito de bronze. O número de pódios, 27, iguala o mesmo número recorde de medalhas que conquistamos em um único dia nos Jogos Pan-americanos Rio 2007.
As primeiras medalhas vieram logo cedo, no remo. A partir daí, veio a chuva de medalhas, que teve passagens pelo ciclismo BMX Racing, pela vela, nas classes RS:X feminina, 49er, Laser e Nacra 17.
No meio do dia vieram as medalhas do karatê, do Wrestling, com Aline Silva e Laís Nunes, e também o festejado ouro individual no hipismo saltos, com Marlon Zanotelli, que já havia sido campeão por equipes em Lima.
A parte da noite foi a mais recheada de medalhas. Rafaela Silva brilhou como sempre no judô, fechando a tríade de ouro: Pan, Mundial e Jogos Olímpicos. Depois foi a vez do atletismo, com três medalhas de ouro.
No fim da noite, o destaque, como já vem sendo hábito, foi para a modalidade que está dando mais medalhas ao país em Lima: a natação. Foram mais seis medalhas, sendo três de ouro, uma de prata e duas de bronze.
ESGRIMA - O Brasil conquistou a medalha de prata no florete, por equipe. Depois de derrotar o Canadá por 45 a 43 nas semifinais, os brasileiros enfrentaram a forte equipe americana na decisão. Desta vez, melhor para os Estados Unidos, que venceram por 45 a 23. "Na semifinal, contra o Canadá, nós sabíamos que seria um jogo difícil. A gente já enfrentou os canadenses em competições mundiais e sabíamos que não ia ser diferente aqui, mas estávamos preparados. Independentemente do início difícil, desde o primeiro momento, sabíamos que poderíamos ganhar, e ganhamos", disse Guilherme Toldo.
TIRO COM ARCO - No recurvo, as brasileiras, que irão competir pelo bronze por equipes, não conseguiram chegar às disputas por medalhas no individual. Graziela dos Santos foi superada pela colombiana Valentina Giraldo, por 6 a 5, na flecha desempate ainda na 1ª rodada. Ane Marcelle dos Santos e Ana Luiza Caetano conseguiram vitórias na fase inicial, mas caíram nas oitavas. Ane Marcelle foi derrotada pela mexicana Mariana Martínez e Ana Luiza pela americana Casey Kaufhold, ambas por 6 a 2. No arco composto, Gisele Meleti, única representante do Brasil na prova, foi derrotada nas oitavas-de-final pela peruana Beatriz Hurtado por 141 a 133.
POLO AQUÁTICO - O Brasil não tem mais chances de brigar pelo ouro em Lima. Nas semifinais, a seleção feminina foi derrotada pelo Canadá por 19 a 5, e agora enfrenta Cuba na disputa do bronze. No masculino, o Brasil também perdeu para o Canadá, mas por um placar bem apertado, 8 a 7. Na disputa do bronze, a seleção enfrenta a Argentina.
(Foto: Washington Alves/COB)
MAIS...