A coleta seletiva fechou o primeiro semestre com 3.404 toneladas, melhor número dos últimos três anos. No mesmo período, em 2018, o registrou é de pouco mais de 2 mil toneladas e em 2017, 1.973 toneladas. Nesta segunda, 12, às 19 horas, a Secretaria de Serviços Públicos (Semusp) apresenta, no Auditório Hélio Moreira, vai mostrar os resultados da evolução da coleta, incluindo investimentos e apoio aos empreendimentos de catadores.
“A coleta deste primeiro semestre já é superior a todo o ano de 2017 e certamente será maior do que 2018 que foi de 5,6 mil toneladas”, avalia a diretora de Coleta Seletiva da Semusp, Aline Gava. “Nossa meta é de coletar mil toneladas mensais. Entretanto, há ainda cerca de 15 % de destinação incorreta de mistura de resíduos orgânicos que podem contaminar e inviabilizar a reciclagem”, pondera.
Desde 2017, o município adota medidas para atender o Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos, criado no mesmo ano, e também a Política Nacional de Resíduos Sólidos. Em 2018 contratou mais 10 caminhões para reforçar a coleta seletiva, celebrando ainda novo convênio com associações de catadores para triagem e destinação correta dos materiais.
Atualmente o município conta com uma equipe de 15 motoristas e 45 coletores que realizam a coleta seletiva de segunda a sexta, das 7h30 às 16 horas, e aos sábados, das 7h30 ao meio dia. Podem ser destinados papel, papelão, plástico, metal, vidro e isopor. Não devem ir para a coleta, pilhas e baterias que precisam ser entregues aos revendedores.
Oportunidade
A Prefeitura abriu edital para seleção de empreendimentos de catadores de recicláveis (associações ou cooperativas), constituídas no município e formadas exclusivamente por pessoas físicas de baixa renda. A inscrição e entrega dos documentos está aberta e deve ser feita até as 9 horas do dia 21 de agosto. Mais informações pelo telefone 3261-5583 (Semusp).
As associações ou cooperativas devem ser reconhecidas pelo poder público como catadores de materiais recicláveis e operar com equipamentos compatíveis com as normas técnicas, ambientais e de saúde pública. Pré requisito ainda a capacidade da triagem, prensa e destinação ambientalmente adequada dos materiais coletados pelo município.
No início do programa e para incentivar a coleta seletiva, a Semusp disponibilizou à comunidade sacos plásticos biodegradáveis verdes para o acondicionamento de recicláveis. Os materiais devem ser destinados, de preferência no início da manhã, separados das lixeiras das ruas, apenas nos dias em que a coleta seletiva passa pelo bairro.
Saiba mais dos dias da coleta em seu bairro por meio do link...
(Foto: PMM)