Um braço ornamental com uma luminária de led é instalado ao longo da avenida Carlos Borges. São 200 unidades que devem ser colocadas até o dia 30 de agosto.
O reforço na iluminação foi um pedido do prefeito Ulisses Maia para o secretário da Secretaria Municipal de Serviços Públicos (Semusp), Vagner Oliveira, para que fosse feito algo diferente e que valorizasse a obra na via.
"Foi um projeto inédito que criamos na diretoria da Semusp", revela o gerente administrativo, Valdenir José Nilles, 53 anos. "Pensamos em algo para destacar a catedral que é um monumento de referência no mundo".
O braço ornamental tem 2,5 metros de comprimento e está fixado no poste a uma altura de 6 metros do chão, com a luz cobrindo a calçada e a pista. O ornamento tipo skyline tem alto relevo com silhueta da catedral Nossa Senhora da Glória e prédios.
A luminária tem 200 watts tem uma vida últi de 5 anos. Porém, há casos que pode chegar a 10 anos conforme destaca Nilles. O sistema funciona com tecnologia SMD (surface-mount technology, que significa de montagem superficial) que aproveita melhor a placa do circuito e num espaço menor.
Também fizeram parte do projeto na Semusp o diretor Armando Emori e o gerente Edziderio Bernardo. Os braços ornamentais são instalados somente nas laterais da avenida. Já no canteiro central, na ciclovia, a iluminação é com postes com luminária de 150 watts.
(Foto: Vivian Silva/PMM)