Com o objetivo de conscientizar a população sobre o uso ético, saudável e seguro dos recursos tecnológicos digitais, e em alusão ao Dia Nacional dos Pais, comemorado no último domingo, a Secretaria da Justiça, Família e Trabalho promoveu nesta segunda-feira (12), o I Workshop Desafio Detox Digital na Família.
O secretário da Sejuf, Ney Leprevost, participou do evento que aconteceu no auditório da Celepar, em Curitiba, de forma gratuita e aberto a toda a população. “É preciso despertar um entendimento sobre o papel da família na promoção do uso responsável e inteligente do uso das ferramentas digitais”, ressalta o secretário Ney Leprevost.
Dentre assuntos que foram abordados estão alguns temas de extrema relevância sobre o fortalecimento dos vínculos afetivos na atualidade; a qualidade nas relações humanas e a comunicação real x virtual; o “controle parental” segundo o Marco Civil na Internet; e a Pedagogia do Olhar na Família Contemporânea. As palestras foram ministradas pela psicóloga Roseane Bernartt, a pediatra Iolanda Maria Novadski, a educadora Cineiva Campoli Tono e a advogada Maria Christina dos Santos.
Também participou por webconferência o coordenador-geral de Enfrentamento a Vícios e Impactos Negativos do Uso Imoderado de Novas Tecnologias do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, Daniel Celestino de Freitas Pereira.
DEXTOX DIGITAL PARANÁ - A Sejuf desenvolve ações integradas e interinstitucionais que fazem parte da Força-Tarefa Infância Segura de Combate e Prevenção a Crimes Contra a Criança, idealizado pelo secretário da pasta, Ney Leprevost, na gestão do governador Carlos Massa Ratinho Júnior.
Para o chefe do Departamento de Justiça e coordenador da Força-Tarefa Infância Segura, Felipe Hayshi, “o Workshop teve o objetivo de alertar as famílias paranaenses acerca das fragilidades e superficialidades no convívio e contato entre pais e filhos, devido ao uso exagerado das tecnologias digitais no ambiente familiar e social”.
Este workshop integra as ações do Programa Reconecte - Detox Digital Brasil e Paraná, lançado em 04 de julho em Brasília pelo Ministério da Mulher, Família e Direitos Humanos. O Paraná foi o primeiro Estado a fazer a adesão ao Programa.
(Foto: Assessoria)