O Prêmio Aniceto Matti da Prefeitura de Maringá, investe R$ 2 milhões por ano em projetos culturais, voltados para artes populares, visuais, cênicas, patrimônios culturais, literatura, leitura, música e audiovisual. O prêmio seleciona 49 projetos locais por ano. A abertura das inscrições está prevista para a primeira quinzena de setembro deste ano e deverá ser realizada na nova plataforma de cultura (Maringá Cultura).
Nesta edição, serão realizadas duas premiações. Primeiro, será feita a classificação de projetos gerais e, depois, separadamente, a de projetos audiovisuais. ′′O prêmio é o principal instrumento de incentivo à produção artística e cultural de Maringá. Neste ano, faremos duas premiações: uma para projetos gerais e outra apenas para projetos de audiovisual, enfatizando ainda mais a produção de vídeos′′, afirma o secretário de Cultura, Miguel Fernando.
Para definir os ganhadores, a prefeitura convoca uma banca especializada para cada segmento cultural. Os projetos contemplados em 2019, poderão ser colocados em prática a partir de janeiro de 2020, com prazo de 12 meses para execução. O andamento e conclusão dos projetos são supervisionados pela Gerência Administrativa da Secretaria de Cultura (Semuc).
Aniceto Matti
O projeto homenageia o autor da música do ′Hino à Maringá′, nascido na cidade de Piacenza - Itália em 1920. Aniceto veio para Maringá em 1953. Professor de música, com passagens em diversas instituições culturais da Cidade Canção, faleceu em 14 de dezembro de 2000, consagrando-se como um dos grandes nomes da cultura maringaense.
(Foto: Aldemir de Morais/PMM)
MAIS...