Maringá vai ganhar novos pontos de ônibus em setembro
16/08/2019 11:49 em Notícias de Maringá

A Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob) emitiu na última quarta-feira (14) a ordem de serviço dos novos pontos de ônibus de Maringá. A partir de agora as duas empresas vencedoras da licitação vão adquirir materiais e montar os pontos em suas respectivas sedes. A Semob acompanha o trabalho e só a partir de setembro os pontos serão instalados.

 

Serão 163 unidades colocadas em cerca de 80 vias até o final desse ano. O investimento é de R$ 1,7 milhão. Os pontos e abrigos variam em custo conforme material, formato e tamanho. Em 2020 outras unidades serão colocadas em mais vias. Os abrigos serão instalados inicialmente conforme necessidade da demanda e o existente no local será reaproveitado.

 

Dos 163 novos pontos, 37 são do tipo estação coberta para os corredores de ônibus nas avenidas Morangueira, Kakogawa, Brasil, Tiradentes, Tamandaré e rua Joubert de Carvalho.

 

Esses têm um formato diferente e não podem ser destinados para as calçadas onde estão os modelos mais simples. São quatro tipos de abrigos, sendo simples, com fechamento, duplo e estendido. Alguns terão acessórios e outros não. Por exemplo, o bicicletário não estará em todos os abrigos, sendo opção para onde tiver ciclovia.

 

Já os 126 pontos do tipo simples irão para 74 ruas nos bairros maringaenses. Aos poucos todos os pontos de madeira que estão nos bairros serão substituídos.

 

MELHORIAS - Os novos pontos de ônibus fazem parte de um conjunto de melhorias na mobilidade urbana maringaense, visando mais segurança e conforto para a população. Entre elas o Bus Rapid Transit (BRT, que significa Transporte Rápido por Ônibus), o ônibus elétrico, o novo terminal urbano, além de melhorias no transporte coletivo como wifi, ar condicionado, câmeras de segurança, entre outros.

(Arte: PMM)

 

MAIS...

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!