Offline
Guarda municipal de Maringá habilita 59 agentes para o uso de arma de fogo
28/08/2019 19:12 em Notícias de Maringá

Dos 126 integrantes, a Guarda Municipal conta com 59 agentes prontos para o uso de armas de fogo. A previsão é que até janeiro os habilitados utilizem o armamento nas ruas. Em fase final, o processo passa por convênio da Polícia Federal para liberação do porte. Na formatura da segunda turma com 29 guardas nesta quarta, 28, também foi comemorado aniversário de 12 anos da corporação.

 

“Cumprimos, efetivamente, com mais uma etapa de evolução da Guarda Municipal e um compromisso com a sociedade maringaense. A segurança é responsabilidade de todos e o município dá sua contribuição”, afirmou o prefeito Ulisses Maia.

 

O prefeito lembrou dos investimentos no setor que ultrapassaram, na atual gestão, os R$ 4 milhões. Neste período adquiridos 15 veículos, incluindo 2 postos móveis, formações, inauguração de sede, compra de armamento e sanção de estatuto próprio. A lei oferece melhores condições salariais e organiza a autonomia enquanto força auxiliar de segurança.

 

O comandante do 4º Batalhão, tenente-coronel Ademar Carlos Paschoal, parabenizou o investimento em segurança pelo município e lembrou que a arma deve ser utilizada para “salvar vidas”. Representando a Câmara Municipal, o vereador Sidnei Telles ressaltou o momento como “histórico” e enfatizou o papel da administração na valorização da Guarda.

 

Já o secretário de Segurança, Clodoaldo de Rossi, ressaltou a importância do trabalho coletivo, sobretudo a união e harmonia das forças de segurança. Também destacou a confiança nos guardas municipais.

 

Para a habilitação em armas de fogo, os guardas passaram por capacitação de 234 horas-aula com instrutores da Polícia Militar no manuseio de revólveres, pistolas e espingardas calibre 12, além de ações táticas de reação em situações de confronto.

 

Antes porém, participaram de formação de 558 horas-aula em disciplinas de direito constitucional, administrativo, penal e processo penal; ética e cidadania, direitos humanos, legislação ambiental e de trânsito, sistema de segurança pública, entre outras. Nova turma, com 23 guardas, iniciou o curso este mês.

(Foto: Vivian Silva/PMM)

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!