Offline
Prefeito de Maringá entrega cartões de prioridade para portadores de fibromialgia
28/08/2019 19:20 em Notícias de Maringá

Mais uma lei atendida a pedido da população. Garantindo os direitos às pessoas com uma síndrome  invisível, mas que causa dor crônica, o prefeito de Maringá, Ulisses Maia, realizou nesta quarta, 28, a entrega da primeira remessa dos cartões que asseguram o atendimento preferencial às pessoas com fibromialgia em estabelecimentos públicos e privados.

 

“Essa é uma ação que tem começo e fim. Uma ideia que saiu de uma portadora da síndrome e hoje a conquista e realização saindo do papel. E o mais bacana disso é ressaltar que ao entrar em vigor, a lei do cartão de identificação do portador de fibromialgia virou referência para mais de 700 cidades”, disse Ulisses Maia. 

 

O vereador e autor da lei, Flávio Mantovani, destacou a proximidade da população ao relatar o problema, trazendo solução. “É um momento gratificante ver o pedido do cidadão sendo atendido, pois o poder público é isso. Essa é nossa verdadeira missão: cumprir e fazer as leis saírem do papel”, disse.

 

Conforme a Lei nº 10.810/2019, os cartões se restringem aos moradores de Maringá e distritos de Floriano e Iguatemi. A solicitação é realizada nas Unidades Básicas de Saúde (UBS′s) de referência do paciente, mediante entrega da cópia de documentação pessoal e laudo médico emitido pelo reumatologista. O tempo médio para a confecção das carteirinhas é de 60 a 90 dias. Em Maringá, há cerca de mil portadores de fibromialgia.

(Foto: Vivian Silva/PMM)

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!