Offline
Campo Mourão vai lançar no domingo livro sobre imigração Ucraniana
29/08/2019 15:40 em Notícias do Paraná

Recuperar e preservar a história dos Ucranianos em Campo Mourão, em especial a formação social e cultural do município, uma cidade caracterizada pela imigração de várias etnias. Esta é a proposta de “A saga da imigração Ucraniana em Campo Mourão e Região, de autoria da professora Maria Meskiw Melniski e publicado pela Nova História Assessoria e Gestão Cultural, e que será lançado no próximo domingo, dia 1º, às 10h, na Igreja Ucraniana.

 

O livro, com 276 páginas e com 500 fotografias, revela histórias e memórias dos pioneiros ucranianos que colonizaram o Paraná e Campo Mourão. O livro é fruto de pesquisas da autora por quase uma década de dedicação exclusiva. A partir de diferentes histórias de vida, o livro conta a saga, as dificuldades e os obstáculos superados pelos imigrantes na região da Comcam.

 

“As entrevistas com os imigrantes ucranianos foram construídas a partir de conversas cheias de indagações e permeadas por lembranças de diversas épocas. Os relatos começam com a chegada das famílias na região e nos revelam os meios e as formas que utilizaram para se estabelecer e se adaptar num ambiente totalmente diferente da pátria mãe, a Ucrânia”, explica Maria.

 

Segundo a autora, “o Paraná é um dos estados brasileiros ricos em diversificação de etnias. Essa riqueza cultural e étnica é uma característica e uma marca de Campo Mourão e do Paraná. O nosso trabalho pretende levar o leitor a compreender as razões da formação da cidade”, ressalta.

 

O livro foi organizado pela Nova História Assessoria e Gestão Cultural, com apoio da Expresso Nordeste, Coamo Agroindustrial Cooperativa, Adriano Melniski Leilões Judiciais e Brasil Sul.

(Foto: Divulgação)

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!