Mesmo antes da largada a Mitsubishi Motors já se consolidava como referência no Rally dos Sertões: 60% do grid de pilotos disputaram a prova com carros da marca. E o resultado veio no último domingo (1) em Fortaleza (CE), depois de quase 5.000 quilômetros atravessando o Brasil. A marca venceu em quatro categorias.
“Mais uma vez provamos a força e resistência de nossos produtos. Além de títulos, a Mitsubishi se consolida mais uma vez como referência no off-road. Grande parte do grid era formada por carros de produção com pequenas modificações para a competição, ou seja, o mesmo carro que está na concessionaria é capaz de superar os maiores desafios do Rally dos Sertões. Estamos muito orgulhosos”, festeja Fernando Julianelli, diretor de marketing da Mitsubishi Motos.
A prova marcou a estreia da L200 Triton Sport R. O carro desenvolvido no Brasil em parceria com a Spinelli Racing entrou nas pistas no início deste ano na Mitsubishi Cup e teve o Sertões como seu grande teste.
“Mesmo sendo novo, o carro me surpreender demais. Aguentou ‘porrada’ do primeiro ao último dia”, comenta o piloto Glauber Fontoura, que conquista seu quinto título de Sertões, dessa vez na categoria T2 ao lado da navegadora Minae Miyauti. “Foi a categoria com o maior número de carros e disputada até a última etapa. Só soube o resultado depois da chegada em Fortaleza. E ainda com ar-condicionado, foi maravilhoso”, vibra o piloto.
Correndo com a L200 Triton Sport RS, a dupla Wagner Roncon e Joselito Vieira faturou o título da Pró Brasil. “Foi desafiador, especiais enormes, muito técnicas. O carro foi perfeito todos os dias, só fizemos manutenção preventiva, não tivemos nenhuma quebra”, afirma Wagner. “Foi muito difícil e a pilotagem do Wagner foi excecional. O resultado está aí, pódio, e Mitsubishi em primeiro lugar”, comenta Joselito. A dupla disputa a Mitsubishi Cup e lidera a competição em sua categoria.
Veteranos no Sertões, Gunter Hinkelmann e Deco Muniz tiveram uma grande novidade para este ano: correram a bordo do ASX Racing. “O carro foi um monstro, não esperávamos chegar em primeiro, a felicidade é gigante”, comemora o piloto, campeão da categoria T1. “Tínhamos um carro que sabíamos que era muito confiável e muito bem construído. E o resultado está aí: Mitsubishi no pódio”, vibra Deco.
Fechando o pódio da Mitsubishi, Nadimir Kayser e Ricardo Amorim levaram a melhor na categoria Super Production. “O rali foi sensacional e muito longo. Levamos o título mais uma vez. O carro foi ótimo, equipe de apoio também, deixou o nosso carro sempre zero. E ele aguenta o perrengue, é duro, é casca-grossa”, afirma Ricardo.
Picapes de apoio e caminhão de peças
A organização do Rally dos Sertões teve à disposição 55 picapes L200 Triton Sport. Os veículos transportaram toda a equipe de staff durante a prova e também foram usados no levantamento e reconhecimento do percurso. A maioria dos carros percorre o mesmo caminho que os competidores, enfrentando as mais difíceis situações.
Além disso, a Mitsubishi Motors leva um caminhão com diversos componentes de todos os carros de competição. Desse modo, as equipes não precisam levar peças sobressalentes para a manutenção preventiva e podem retirá-las a cada dia nas cidades onde o Sertões para, facilitando a logística no dia a dia da prova.
Campeões do Sertões:
T1 - Gunter Hinkelmann / Deco Muniz #309 (ASX Racing)
T2 - Glauber Fontoura / Minae Miyauti #311 (L200 Triton Sport R)
Pró Brasil - Wagner Roncon / Joselito Vieira #340 (L200 Triton Sport RS)
Super Production - Nadimir Kayser / Ricardo Amorim #333 (L200 Triton ER)
(Fotop/Divulgação)