Londrina comemora em setembro o Dia Mundial sem Carro
02/09/2019 22:36 em Notícias do Paraná

Trocar o vaivém de veículos e o ronco dos motores por atividades que ocupem as áreas públicas e propiciem momentos de interação entre as pessoas. É com essa proposta que a Prefeitura de Londrina e a Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU) celebram, em setembro, o Dia Mundial sem Carro. Além de sugerir um novo olhar sobre a cidade, o evento – que está marcado para o dia 21, das 7h às 20h, na avenida Higienópolis – visa discutir os problemas decorrentes da profunda dependência dos automóveis nos centros urbanos.

 

E para comemorar a ocasião em grande estilo, um rol de atrações está sendo preparado. Distribuídas entre a Rua Sergipe e a Avenida Juscelino Kubitschek, as opções – inteiramente gratuitas e para todas as idades – incluem prestação de serviços, esporte, recreação, apresentações culturais, saúde, bem-estar e muito mais.

 

Para estreitar ainda mais a relação com os moradores, a Prefeitura leva ao evento ações das secretarias de Saúde, Cultura, Defesa Social, do Idoso e Trabalho. O Procon e a Sercomtel também marcam presença, enquanto a CMTU desenvolve iniciativas de educação no trânsito.

 

Para falar de comportamentos seguros nas ruas, palhaços foram escalados para interagir com o público e convidá-lo a testar a cadeira de impulsão – espécie de assento automotivo que desliza sobre trilhos para simular o impacto de uma batida.

 

No trecho entre a JK e a rua Goiás, corrida, pedalada, crossfit e aulão de muay thai prometem não deixar ninguém parado. Esportes como basquete, pingue-pongue e slackline completam a lista de exercícios de movimento. Já para os que procuram desacelerar da correria do dia a dia com técnicas que buscam fortalecer as energias mental, física e nervosa do corpo, a opção é a aula de yoga.

 

A programação conta com teste de glicemia e aferição de pressão arterial, orientações de saúde, treinamento de primeiros socorros, degustação de alimentos, exposição de ônibus antigos e recreação infantil. A unidade móvel do Detran-PR leva serviços, atividades culturais e educativas. Universidades realizam a exposição de cursos de graduação e instituições do sistema S, como Sesc e Senac, preparam brincadeiras e ações de divulgação.

 

Consideradas um dos pontos altos do evento, as apresentações artísticas e culturais contemplam diversos gostos e estilos. Divididos em três palcos, sendo um exclusivamente reservado à projeção de curtas-metragens com temática londrinense, músicos e grupos pretendem colocar todo mundo para cantar e dançar. Dentre as atrações já confirmadas estão coral, cantores sertanejo, de pop, pagode e rock autoral. Tem também danças típicas japonesas e banda marcial e, ainda, a presença de apresentadores de emissoras de TV locais.

 

Histórico – Criado na França, em 1997, o Dia Mundial sem Carro teve início em Londrina em 2011. O evento é realizado sem interrupções por aqui desde 2015 e propõe a utilização das bicicletas e do transporte público como solução de mobilidade urbana. Para abraçar a ideia e ajudar a encher a Avenida Higienópolis de movimento, as empresas interessadas na parceria podem entrar em contato com a CMTU pelo telefone (43) 3379-7913 ou, ainda, no e-mail comunica@cmtu.info.

(Foto: CMTU)

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!