Offline
Professores da rede municipal de Apucarana participam de curso básico de Libras
02/09/2019 22:41 em Notícias do Paraná

Trinta professores da rede municipal de ensino estão participando de um curso básico de Libras - a Língua Brasileira de Sinais. Promovida em parceria pela a Autarquia Municipal de Educação (AME), o Centro de Apoio Multiprofissional ao Escolar (CAME), o Polo da Universidade Aberta do Brasil (Polo UAB) e a Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), a capacitação visa garantir a acessibilidade e a inclusão dos surdos aos centros infantis e escolas.

 

A primeira aula foi realizada na noite da última quinta-feira (29). O curso terá duração de 40 horas, sendo 30 presenciais e 10 à distância. “Ao todo, serão dez encontros em que os participantes vão aprender sobre os fundamentos e legislações, o alfabeto manual, a datilologia, a expressão corporal e facial, a gramática da Libras, entre outros assuntos,” detalha a coordenadora do Polo UAB, Sueli Gomes Reis.

 

A formação é ministrada pelo professor surdo Anderson da Silva Costa e a tradutora e intérprete Neide Aparecida da Silva Sigora. A metodologia envolve aulas expositivas e dialogadas, teatros, jogos e atividades lúdicas.

 

Em Apucarana, onze alunos surdos são atendidos na rede municipal de ensino. “A AME disponibiliza intérpretes de Libras para auxiliá-los em sala de aula e eles também frequentam as Salas de Recursos Multifuncionais Surdez,” afirma a coordenadora do CAME, Léia Sofia Viale.

 

“Garantir que todos os alunos recebam uma educação de qualidade é o grande objetivo da gestão que começou com o Beto Preto segue agora o prefeito Junior da Femac. Por isso, nós buscamos investir constantemente na capacitação dos professores,” disse a secretária municipal de educação, Marli Fernandes.

 

Além dos professores da rede municipal, participam também do curso quinze acadêmicos da Licenciatura em Letras-Libras, da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), matriculados no polo apucaranense da UAB.   

(Foto: PMA)

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!