Ex-montanha de lixo, terreno vira horta em Curitiba
02/09/2019 23:20 em Notícias do Paraná

Por quatro décadas, o terreno no cruzamento das ruas Afrânio Peixoto com Alcir Martins Bastos, no Fazendinha, foi uma constante montanha de lixo. Mas neste último ano o espaço virou uma produtiva horta comunitária de alimentos orgânicos,  cartão-postal do bairro.

 

A batalha pela transformação do terreno foi da Associação de Moradores Amigos do Fazendinha. No ano passado a Prefeitura, por meio da Administração Regional do Portão, liberou o terreno e deu assistência técnica para a implantação de uma horta, inaugurada em dezembro passado.

 

Quase dez meses depois os vizinhos comemoram a transformação da paisagem do terreno de quase 300 metros quadrados e viraram clientes da horta.

 

"Era uma montanha de lixo, a Prefeitura vinha e limpava, mas não durava nem um mês e voltava tudo. Agora é uma beleza de uma horta, as pessoas até param pra fotografá-la e a gente pode comprar verduras fresquinhas", disse Aparecida de Fátima Amadeu.

 

A horta é cultivada por cerca de dez pessoas da associação comunitária. Nesta semana a Secretaria Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional levou terra fértil para garantir mais uma boa safra de alimentos. Botas e ferramentas também foram distribuídas ao grupo de agricultores urbanos.

 

Para ajudar nos custos da conta de água para irrigação dos canteiros a associação vende parte da produção de hortaliças a preço baixos.

 

Moradora e cliente, Aldécia Maria Mattos diz que a chegada da horta melhorou muito a alimentação da família.

 

O controle da produção orgânica é levado a sério pela presidente da Associação Comunitária Amigos da Fazendinha, Marlene Gonçalves Kadowaki. Ela até excluiu integrantes que tentaram bular a regra.

 

“Aqui não entra veneno nenhum, os que vieram com essa intenção tiveram que sair. Temos abelhas nativas, temos famílias que confiam na nossa produção limpa”, disse.

(Foto: Luiz Costa/SMCS)

 

MAIS...

 

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!