Davi Langaro, irmão do olímpico Haniel, se destaca no handebol dos Jogos Escolares em Cascavel
03/09/2019 12:00 em Jogos Escolares

Irmão do atleta olímpico Haniel Langaro, Davi é um dos destaques do time masculino juvenil de handebol do Colégio Amorim (SP), que busca vaga para a etapa nacional dos Jogos Escolares da Juventude, a partir desta terça-feira, dia 3, em Cascavel (PR). O jovem atleta de 17 anos defende a seleção brasileira desde os 15, quando disputou o seu primeiro Campeonato Sul-americano.

 

Os quatro torneios de handebol da etapa Regional Amarela dos Jogos Escolares da Juventude Cascavel 2019 – no masculino e no feminino e nas categorias 12 a 14 anos e 15 a 17 anos –, serão disputados em dois ginásios do Centro Universitário da Fundação Assis Gurcacz (FAG).

 

O juvenil masculino terá início com o confronto entre o Colégio Amorim Vila Guilherme (SP) e o Centro Educacional Santa Mônica, do Rio de Janeiro, a partir das 9h30, na quadra E. No mesmo horário se enfrentam o Colégio Estadual Frederico Jayme, de Rio Verde (GO) e a Sociedade Porvir Científico, de Canoas (RS), na quadra A.

 

O torneio feminino mirim começa com o confronto entre CESC Camaradinha, de Nova Iguaçu (RJ), e Escola São Domingos, de Torres (RS), a partir das 10h30, na quadra A da FAG. O juvenil terá início com duas partidas com início marcado para as 14h30: Funlec, de Campo Grande (MS) x Centro Educacional Suzano Costa, de Guaratiba (RJ), na quadra A; e Colégio Estadual Deputado José Alves de Assis, de Aparecida de Goiânia (GO) x Escola Estadual Professor Salatiel de Almeida, de Muzambinho (MG), na quadra E.

 

Já o torneio masculino mirim vai estrear com dois jogos começando às 8h15. São eles: Escola Estadual Luiz Moschetti, de Capão da Canoa (RS) x CEPI Maria Ribeiro Carneiro, de Rio Verde (GO), na quadra A; e Colégio Estadual Antônio da Silva, de Nova Iguaçu (RJ) x Escola Estadual Professora Doris Mendes Trindade, de Aquidauana (MS), na quadra E.

 

Os campeões e vice-campeões de cada um dos torneios conquistam classificação para a etapa nacional dos Jogos Escolares da Juventude, que acontecem de 16 a 30 de novembro, em Blumenau (SC). O tradicional Colégio Castro Alves, de Cariacica (ES), já está garantido nos quatro torneios.

 

Os Jogos Escolares já revelaram vários atletas para o alto rendimento, como a campeã olímpica Sarah Menezes e a campeã mundial Mayra Aguiar, ambas do judô. Além delas, nomes como Hugo Calderano (tênis de mesa), Raulzinho (basquete), Etiene Medeiros (natação), Rosângela Santos (atletismo), que integraram o Time Brasil nos Jogos Olímpicos Rio 2016, deram seus primeiros passos no esporte nos Jogos Escolares. Nos Jogos Pan-americanos Lima 2019, 59 atletas da delegação brasileira tiveram passagem pelos Jogos Escolares.

 

Com um viés educacional, os Jogos Escolares estão cada vez mais próximos de outro programa do COB, o Transforma, que promove os Valores Olímpicos. O projeto possui duas frentes: uma destinada à formação de professores, que devem criar novas maneiras de ensinar e desenvolver as habilidades socioemocionais dos alunos; e outra com atividades educativas a crianças e jovens. Durante a etapa nacional, estão previstas também ações educativas no Centro de Convivência do evento, com crianças de escolas públicas municipais. Já em Cascavel e em Palmas, durante as etapas regionais, haverá a entrega de diplomas aos professores que passaram por uma capacitação online.

(Foto: Alexandre Loureiro/COB)

 

MAIS...

 

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!