Secretaria de Segurana Pública anuncia que Maringá tem a menor taxa de homicídios do Paraná
05/09/2019 20:06 em Notícias de Maringá

De acordo com o relatório da Secretaria de Segurança Pública do Paraná, a taxa de homicídios de Maringá foi a menor do Paraná entre os municípios de maior porte, no primeiro semestre do ano. O índice de homicídios foi de 3,06 para cada 100 mil habitantes. Ao todo, foram 13 homicídios, sendo oito com intenção de matar, um latrocínio e quatro casos de lesão corporal que resultaram em morte. A segurança na cidade é feita pela Polícia Militar, com apoio da Guarda Municipal, ligada a Secretaria de Segurança Municipal.

 

Os serviços da guarda são acionados pelo telefone 153 para intervir em diversas situações, como dano ao patrimônio público, violência doméstica, crime ambiental e perturbação do sossego. O atendimento é 24 horas por dia. Segundo o presidente do Conselho Comunitário de Segurança de Maringá (Conseg), Coronel Antonio Tadeu Rodrigues, se o ritmo continuar dessa forma, o índice será ainda menor.

 

“Em 2018 a taxa foi de 7,9 homicídios para cada 100 mil habitantes em Maringá. Faz tempo que a cidade tem um índice baixo, temos parceria boa entre as polícias militar e civil. Os crimes que acontecem são, na maioria, entre bandidos, por conta de drogas. Se compararmos com Foz do Iguaçu e Curitiba, por exemplo, vemos que Maringá está bem abaixo. Isso faz perceber que estamos no caminho certo”, afirma. Foz do Iguaçu registrou mais que o dobro nos seis primeiros meses do ano. Foram 33 casos, o que corresponde a uma taxa de 12,76 homicídios para cada 100 mil habitantes.

 

Desde 2017 foram investidos mais de R$ 4 milhões na segurança da cidade. Nos últimos dois anos, foram adquiridos 13 veículos, um deles destinado exclusivamente para a Patrulha Maria da Penha. Recentemente também foi inaugurada a sede da Secretaria de Segurança Municipal que abriga a Guarda Municipal e conta com mais de 3,4 mil m². Além da área administrativa e operacional, reúne a central de videomonitoramento, salas de treinamento de defesa pessoal, musculação e Defesa Civil.

 

MUNICÍPIOS

Em São José dos Pinhais foram 32 casos, com taxa de 9,89 homicídios para cada 100 mil moradores. Cascavel registrou 18 homicídios nos seis primeiros meses do ano, com índice de 5,48 assassinatos para cada 100 mil habitantes. Já Curitiba teve 128 assassinatos de janeiro a junho, com índice de 6,62. O índice de homicídios a cada 100 mil habitantes de Londrina foi de 4,56 - o município registrou 26 casos no período.

(Foto: Vivian Silva/PMM)

 

MAIS...

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!