Maringá é referência em serviços de Saúde Bucal
05/09/2019 20:11 em Notícias de Maringá

A Secretaria de Saúde de Maringá conquistou o 1° lugar na fase estadual do Prêmio Nacional de Saúde Bucal 2019 - categoria de municípios com mais de 100 mil até 500 mil habitantes. A premiação reconhece investimentos, atuação em conselhos, valorização do quadro próprio e ações de promoção e prevenção em 2018.

 

No período, a parte do orçamento da saúde municipal para a atenção bucal foi de 23,28%. Foram empenhados mais de R$193 mil em recursos próprios. Já a cobertura das equipes de Saúde Bucal ultrapassou 50% em uma população estimada de 205.350 cobertos pelo Programa Saúde da Família. A seleção considerou ainda o controle de fluoretação das águas, com coletas mensais, participação no conselho, conferência municipal de saúde, além da atualização de profissionais nas semanas de saúde bucal e manutenção de um quadro próprio de profissionais.

 

Ano passado, o município realizou 65.330 atendimentos odontológicos. Entre os serviços oferecidos gratuitamente para população estão: aplicação de selante, aplicação tópica de flúor, atendimento de urgência em atenção básica, escovação dental supervisionada, exodontia de dente decíduo, obturação, remoção de placa bacteriana, restauração dentária, raspagem e outros.

 

Recentemente, o quadro de servidores nos setores odontológicos foi ampliado. Antes, a soma era de 226 trabalhadores e, hoje, o total é de 237. As contratações são para atender as UBSs: Paris, Piatã, Quebec, Guaipó-Requião (2), Iguaçu e Floriano. Ainda segue em fase de contratação outros três dentistas para atuarem nas equipes das UBSs Iguatemi, Tuiuti e Alvorada I. Juntos, os serviços realizam mais de 40 mil atendimentos por mês na rede. 

(Foto: Aldemir de Moraes/PMM)

 

 

MAIS...

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!