Offline
Palmas recebe pela primeira vez os Jogos Escolares da Juventude
09/09/2019 14:01 em Jogos Escolares

Após o sucesso de Cascavel (PR), Palmas (TO) recebe a segunda etapa regional dos Jogos Escolares da Juventude, a partir desta quarta-feira, dia 11. A capital do Tocantins será a 15ª cidade a receber a maior competição escolar do país. Denominada Regional Verde, a competição contará com escolas de nove estados – Tocantins, Acre, Amapá, Amazonas, Distrito Federal, Mato Grosso, Pará, Rondônia e Roraima –, reunindo 1.295 participantes inscritos, entre atletas, técnicos e oficiais.

 

Em quatro dias, serão 233 jogos nos 16 torneios de basquete, futsal, handebol e vôlei, masculino e feminino, em duas faixas etárias: 12 a 14 e 15 a 17 anos. As partidas serão realizadas em 12 quadras esportivas da cidade. 

 

O basquete será disputado nos seguintes ginásios: Escola Municipal Tom Jobim, Escola Anisio Teixeira e Escola Municipal Rosemir Fernandes; o futsal ocorre no Ginásio Ayrton Senna,  na Escola Almirante Tamandaré e na Escola Caroline Campelo; os confrontos do handebol estão previstos para a Escola Padre Josimo, o Colégio Batista e a Escola Euridice de Melo; e o vôlei acontece em três quadras do Colégio Marista. Os jogos têm início às 8h15 (horário local) e vão até o período noturno.

 

“A competição em Cascavel foi acima das expectativas. Então, manter o nível de atendimento aos participantes também é a nossa meta em Palmas. O Comitê Olímpico do Brasil volta suas atenções para a capital do Tocantins, mais uma cidade que recebe o evento pela primeira vez. Aproveito para fazer um convite a toda população para assistir o evento e lotar os ginásios. A entrada é franca”, lembrou o coordenador geral dos Jogos Escolares, André Mattos.

 

A maior delegação é a de Rondônia, com 174 integrantes (152 atletas). Além de Rondônia, somente o Amazonas e o Tocantins terão equipes nos 16 torneios classificatórios para a etapa nacional dos Jogos Escolares da Juventude, entre 16 e 30 de novembro, em Blumenau (SC).

 

Cada torneio da etapa nacional conta com 12 equipes, sendo que seis times já estão pré-classificados: os representantes dos cinco melhores estados nos Jogos Escolares do ano passado, em Natal (RN), e o estado sede. Cada regional classifica duas equipes em cada torneio para a etapa nacional. Assim, 32 times que disputam a competição em Palmas vão disputar o maior evento escolar do país em Santa Catarina.

 

Planejada para ser a capital do Tocantins, Palmas foi fundada em 20 de maio de 1989 (pouco tempo depois da criação do Estado) e instalada em 1º de janeiro de 1990, após a transferência da capital provisória, Miracema. A localização da cidade foi estabelecida após a realização de um levantamento, que definiu um local pensando no desenvolvimento econômico e social do Estado. O resultado do estudo determinou uma área localizada entre os municípios de Porto Nacional e Taquaruçu do Porto, a leste do povoado do Canela.

 

O nome de Palmas foi escolhido em homenagem à comarca de São João da Palma, sede do primeiro movimento separatista do norte goiano, e também pela grande quantidade de palmeiras na região – a principal é o Buriti, uma palmeira muito alta, nativa de Trinidad e Tobago e das regiões central e norte da América do Sul. A população estimada pelo IBGE, em 2019, é de 299.127 pessoas.

 

Regional Verde em números:

 

- Comitê Organizador nacional: 42 profissionais de diversas áreas de atuação

 

- Comitê Local 11 especialistas 

 

- 1.295 participantes inscritos entre atletas, técnicos e oficiais de nove estados brasileiros.

 

- 5.200 diárias nos 17 hotéis contratados

 

- 10.400 refeições servidas nos próprios hotéis 

 

- 100 árbitros das quatro modalidades

 

- 62 veículos para transporte interno (carros, vans e ônibus )

 

- 70 voluntários entre universitários e militares

 

- 4 dias de competição

 

- 233 jogos em 16 torneios (modalidade, faixa etária e naipe)

 

Os Jogos Escolares da Juventude são organizados e realizados pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB), com patrocínio da Coca-Cola, parceria da Ajinomoto e do Grupo Globo, e apoio da Prefeitura Municipal de Palmas.

(Foto: Alexandre Loureiro/COB)

 

MAIS...

 

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!