Offline
Rondon do Pará mantém hegemonia no handebol feminino dos Jogos Escolares
11/09/2019 23:04 em Natação

Distante 523 km da capital Belém, o município paraense de Rondon do Pará respira handebol. Há 11 anos consecutivos, escolas da cidade participam do torneio feminino para atletas de 15 a 17 anos dos Jogos Escolares da Juventude. Sob o comando do professor Antonio Fernandes, de 53 anos, a Escola Estadual Dr. Dionisio Bentes Carvalho conquistou o título estadual mais uma vez na categoria e é uma das favoritas ao título do Regional Verde da maior competição escolar do país.

 

Rondon do Pará tem pouco mais de 50 mil habitantes, mas já revelou atletas de ponta do esporte brasileiro como a goleira Geandra Rodrigues, que se destacou nos Jogos Escolares de 2011 e já defendeu a seleção brasileira principal, e o pivô Jonas Alves, de 21 anos e 2 metros de altura, que já passou pelo Sport Recife e hoje defende o Porto, de Portugal.

 

Por outro lado, equipes estreantes também disputam os torneios de handebol dos Jogos Escolares da Juventude, em Palmas (TO). É o caso, por exemplo, da Escola Estadual Angelina Palheta Mendes, de Barcelos (AM), no handebol feminino (12 a 14 anos). “Parece que estou vivendo um sonho. Nunca imaginei que estaria aqui disputando uma competição fora do estado no meu primeiro ano como atleta de handebol”, disse a jovem Jhenifer, de 12 anos, que completa 13 no próximo dia 17.

 

O representante do estado no handebol masculino de 12 a 14 anos é a Escola Municipal Domingos Agenor Smith, de Coari (AM). A equipe se tornou bicampeã estadual. No ano passado, cinco atletas da equipe disputaram a etapa nacional dos Jogos Escolares da Juventude, em Natal (RN). Para chegar em Palmas, a equipe de Coari encarou uma viagem de dois dias de barco para desembarcar em Manaus.

 

O handebol dos Jogos Escolares da Juventude será disputado em três ginásios. Na Escola Padre Josimo, primeira escola em Tempo Integral da capital tocantinense, fundada em 2007. O ginásio do Colégio Batista e da Escola Euridice de Melo completam a lista dos locais da modalidade na etapa Regional verde dos Jogos Escolares.

 

Os Jogos Escolares da Juventude são organizados e realizados pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB), com patrocínio da Coca-Cola, parceria da Ajinomoto e do Grupo Globo, e apoio da Prefeitura Municipal de Palmas.

(Foto: Washington Alves/ COB)

 

MAIS...

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!