Projeto de iniciação esportiva VóVôlei acompanha duelos dos Jogos Escolares da Juventude
13/09/2019 20:30 em Jogos Escolares

Nunca é tarde para aprender um novo esporte. Cerca de 40 idosos de 60 a 82 anos compareceram ao Complexo Esportivo da Universidade Luterana de Palmas (Ulbra), na manhã desta sexta-feira, dia 13, e acompanharam algumas partidas dos torneios de vôlei dos Jogos Escolares da Juventude, etapa Regional Verde. O grupo faz parte do VóVôlei, um projeto de iniciação esportiva que está dando o que falar na capital tocantinense.  

 

“Cerca de 80% nunca havia sequer experimentado o esporte. Escolhemos o vôlei primeiro por não ter contato físico e segundo porque eu fui atleta e disputei alguns torneios estaduais no Espírito Santo, antes de me mudar para Palmas”, afirmou o idealizador do projeto e professor de Educação Física da Fundação Municipal de Esportes e Lazer (Fundesportes), Allan Dutra, de 37 anos.

 

Coordenadora do Projeto, Silvanete Mota lembrou que a campeã olímpica em Pequim 2008, a eterna levantadora Fofão, esteve na cidade no início do ano para inaugurar o projeto. “Ela é a nossa madrinha. É um projeto muito interessante, criado com o objetivo de tirar os idosos do quadro depressivo, de ressocialização. O esporte, principalmente as modalidades coletivas tem um enorme poder de cura, eles saem do isolamento”, explicou a ex-atleta de handebol de 40 anos.

 

Neuzalina Pantoja, de 67 anos, nunca sequer tinha assistido uma partida de vôlei e era uma das mais animadas do grupo. “Só tinha assistido pela televisão. Joguei a primeira vez no projeto mesmo. É muito gostoso praticar”, afirmou. Já Jessileide Martus, de 61 anos, jogava vôlei no ensino médio e retornou “às atividades” recentemente. “Jogo também no Conexão V3, um time de idosos daqui da capital. Gosto de dar pancada na bola, mas sou baixinha e raramente consigo fazer o ponto”, diverte-se.

 

Assistir os jovens atletas que disputam os Jogos Escolares da Juventude em uma competição de alto nível é uma oportunidade ímpar para a “garotada da terceira idade”. O grupo ainda teve a sorte de ver um jogo bem interessante entre o Instituto Federal de Tocantins, de Gurupi (TO), e o Colégio Ideal, de Belém (PA). A equipe paraense venceu o jogo por 2 sets a 0, parciais de 25/19 e 25/16.

 

Neuzalina e Jessileide, entre outras, ficaram impressionadas com a qualidade da partida e pelas histórias dos jovens atletas. Gurupi havia vencido o título estadual da categoria somente em outras duas oportunidades, em 1997 e 2001. Com o título desse ano, o colégio encerrou um jejum de 18 anos da cidade e pela primeira vez representa o estado na maior competição escolar do país. 

 

Treinado pelo professor Waldicley, a equipe conta com a experiência de Gabriel Barbosa e Samuel Alves, que formam uma dupla vitoriosa na praia. “Nosso colégio tem apenas o ensino médio, por isso alguns dos atletas começaram a jogar vôlei somente nesse ano, são jogadores que não tem uma base. Mesmo assim conquistamos o título estadual de forma invicta e estamos aqui fazendo o melhor possível”, disse Waldicley.

 

A história animou Neuzalina: “Vamos voltar aos treinos com mais ânimo depois de conhecer esses jovens”. Por enquanto, os treinos do VóVôlei, formado em sua maioria por idosas, mas que também tem idosos no grupo, acontecem na segundas e sextas-feiras, das 8h às 9h, no Parque do Idoso Francisco Xavier de Oliveira, no centro de Palmas. O projeto é uma parceria entre a Secretaria Municipal do Desenvolvimento Social (Sedes) e a Fundesportes, além de ter o apoio do presidente da Federação Tocantinense de Voleibol, Ricardo Abalem.

 

Os Jogos Escolares da Juventude são organizados e realizados pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB), com patrocínio da Coca-Cola, parceria da Ajinomoto e do Grupo Globo, e apoio da Prefeitura Municipal de Palmas.

(Foto: Alexandre Loureiro/ COB)

 

MAIS...

 

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!