Offline
Maringá: descubra os melhores roteiros da cidade
17/09/2019 15:42 em Notícias de Maringá

A cidade de Maringá, localizada na região noroeste do Estado do Paraná, é um município que reúne uma ótima qualidade de vida, aliada a uma cultura local característica e uma população muito acolhedora.

 

Quem visita a cidade irá se encantar com o acolhimento de seus moradores, sempre muito simpáticos e dispostos a dar informações. Além do mais, poderá visitar locais bastante agradáveis, cheio de histórias e repletos de muito verde, o que garante um contato inigualável com a natureza mesmo em meio a uma cidade urbanizada.

 

Certamente, uma das características mais fortes que se pode dizer sobre a cidade de Maringá é o fato de que possui um solo com terra bastante avermelhada, derivada do ferro, o que lhe garante muita fertilidade e oferece aos seus conterrâneos o apelido de “pés vermelhos”.

 

Contudo, por ter sido uma cidade colonizada por muitos imigrantes italianos, é uma localidade também conhecida como “terra roxa”, uma vez que a expressão “terra vermelha”, em italiano, é “terra rossa”! Isso aconteceu porque, na época, os brasileiros entendiam o “rossa” como sendo “roxa”, e aí o termo se popularizou.

 

Conheça, então, um pouco mais sobre esta incrível cidade e seus principais roteiros turísticos, não deixando de visitar os itens que apontamos como dicas preciosas para quem deseja conhecer Maringá!

 

 

Dica #1 - Catedral de Maringá

Conhecida por sua arquitetura inigualável, a Catedral Nossa Senhora da Glória é o cartão de visita de Maringá, sendo considerada por muitos arquitetos e especialistas em arte sacra como a quinta igreja mais bonita de toda a América do Sul. Idealizada em 1959 por Dom Jaime Luiz Coelho, primeiro arcebispo da cidade, é uma igreja que tem o formato de um cone, inspirado no foguete russo Sputnik II. Sua construção foi encerrada em 10 de maio de 1972, tendo sido inaugurada por ocasião do 25º aniversário da cidade. Quem busca por um local central para comprar ou alugar uma casa verticalizada, as redondezas da Catedral reúnem diversos apartamentos em Maringá de excelente padrão.

 

 

Dica #2 - Jardim Japonês do Parque do Ingá

Em 1978, quando casal imperial japonês esteve no Brasil para celebrar o aniversário de 70 anos da Imigração Japonesa no país, estiveram em Maringá. A região reúne uma quantidade expressiva de imigrantes nipônicos, que utilizam o espaço para eventos anuais realizados por ocasião da festa da imigração e, também, o festival Festa da Primavera, que reúne inúmeros descendentes e simpatizantes da colônia japonesa com música, danças e diversas iguarias da culinária japonesa. Nas proximidades do Jardim, que fica localizado no Parque do Ingá, quem visitar a cidade e decidir fixar residência poderá encontrar casas em Maringá de excelente estado e inúmeros estilos arquitetônicos, até mesmo algumas com alguns traços orientais!

 

 

Dica #3 – Parque do Japão

Este é um ponto turístico bastante comentado em Maringá, porque é um dos mais novos e bem cuidados presentes no roteiro da cidade. Localizado dentro do Parque Itaipu, na zona sul da cidade, o Parque do Japão conta com mais de 100 mil metros quadrados. Ele foi construído para comemorar os 100 anos da imigração japonesa no Brasil e, por essa razão, conta com diversos itens de paisagismo que compõe a cultura japonesa, como o Jardim Imperial – é o maior existente fora do Japão –, um lago com carpas, diversas cerejeiras, dezenas de centenárias e uma curiosa Casa de Chá – local ideal para realizar uma pausa para degustar a bebida e aproveitar da tranquilidade e silêncio do local. Este certamente é um item do roteiro de visitas a Maringá ideal para quem deseja um momento de contemplação e redenção. Tais elementos que podem fazer toda a diferença para quem busca por imóveis em Maringá, uma vez que a cidade tem muitos encantos, especialmente aos entusiastas da cultura japonesa!

 

 

Dica #4 - Horto Florestal Doutor Luiz Teixeira Mendes

Certamente, a arborização é uma característica bastante marcante da cidade de Maringá. Contudo, na época de sua colonização, por volta de 1947, muitas árvores nativas da localidade foram derrubadas. Restou como preservação o espaço que hoje é o Horto Florestal Doutor Luiz Teixeira Mendes, sendo mundialmente conhecida como uma área de preservação natural. Além do mais, o local recebe o título de primeiro viveiro de mudas de Maringá, uma vez que conserva intacta a mata nativa da região.

 

 

Dica #5 - Parque do Ingá

O Parque do Ingá é um local extremamente agradável para se visitar, especialmente com crianças. Ele compõe a área verde mais famosa da cidade, possuindo uma reserva florestal que conta com cerca de 47,3 hectares e que é denominada o “pulmão verde” da cidade. No local, é possível passear por um lago artificial com pedalinho, além de conhecer uma imensa mata nativa e o Jardim Japonês. O espaço reúne diversos brinquedos lúdicos para crianças, além de animais que andam soltos pelo parque, o que pode garantir boas fotos e muita diversão em meio à natureza.

 

 

Dica # 6 - Peladão/Monumento ao Desbravador

O Monumento ao Desbravador – que tem como nome popular “Peladão”, é uma obra gigantesca e incrível. Presente no centro da cidade, toda feita em bronze e contando com 7,1 metros de altura, além de pesar quase 1 tonelada, é uma obra de arte de encher os olhos. Esta gigante escultura fica instalada na divisa entre os conceitos de Maringá Novo e Maringá Velho, estando nua e com os braços erguidos - além de ter as mãos abertas – recurso artístico utilizado para se fazer alusão aos pioneiros da cidade. Por seu caráter histórico, é um monumento importante para a cultura maringaense, uma vez que retrata a simplicidade e os sonhos dos desbravadores que formaram a cidade por meio de muito esforço e trabalho árduo no norte pioneiro do Paraná.

(Foto: PMM)

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!