Offline
Prefeitura de Maringá enche o lago do Parque do Japão com 480 carpas
19/09/2019 15:11 em Notícias de Maringá

As carpas que foram remanejadas de local retornaram na manhã de hoje, 18, para o lago principal do Parque do Japão. Aproximadamente 480 peixes foram colocados no lago. Trabalho feito por 20 pessoas, entre servidores da prefeitura e da Universidade Estadual de Maringá. Transferência realizada com cuidado, usando rede. Alguns peixes até foram colocados com as mãos pelos trabalhadores na água. As carpas foram retiradas do lago após caso de mortanidade em junho. 

 

Em breve o número de carpas nos lagos aumentará. Aproximadamente 12 matrizes reproduzem no Centro de Pesquisas da UEM, em Floriano. A estimativa do gerente do Parque do Ingá, Luis Uema, é que em torno de 200 peixes possam povoar os lagos entre três e quatro meses.

 

O problema começou em junho, com peixes aparecendo mortos nos lagos do Parque do Japão. Aproximadamente 500 carpas morreram. Suspeita de substâncias contaminantes, mas não identificada ainda.

 

A Secretaria de Serviços Públicos transferiu o restante dos peixes para lagos artificiais. O lago principal foi drenado. E fundo teve parte de detritos e da terra removidos. Com a manutenção do local por mais de dois meses, incluindo cuidados com nível de Potencial Hidrogeniônico (PH) da água, as carpas foram colocadas hoje novamente no lago principal. O lago menor será drenado e feita manutenção. Em menos de dois meses deverá estar pronto para receber peixes novamente. 

 

Também foi instalado um sistema de filtros, com carvão ativado, entre nascentes e o lago. Um reservatório foi construído para ajudar na manutenção dos peixes. 

 

Técnicos da Secretaria de Meio Ambiente vistoriaram o entorno do Parque do Japão, mas nenhum indício de contaminação foi localizado. Técnicos da UEM e Unicesumar também avaliaram a água e peixes mortos e não foi identificada a causa da mortanidade. Depois do início da manutenção, não houve mais registro de carpas mortas. 

(Foto: Aldemir de Moraes/PMM)

 

MAIS...

 

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!