Garantida no wrestling, baiana agora quer vaga no futsal dos Jogos Escolares da Juventude
21/09/2019 20:09 em Jogos Escolares

A baiana Anna Luisa Ferreira, de 17 anos, estreou nos Jogos Escolares da Juventude no atletismo, conquistou duas medalhas de bronze no wrestling e agora busca vaga na etapa Nacional, em novembro, em Blumenau (SC), no futsal. Na manhã deste sábado, dia 21, Anna Luisa sofreu o primeiro gol da partida, mas viu o time do Colégio Luis Eduardo Magalhães virar o jogo pra 3 a 1, na estreia contra a Escola Estadual Walter Ramos de Araújo, de São Gonçalo do Amarante (CE), pelo Regional Azul da maior competição escolar do país.

 

“Disputei o disco e o dardo em João Pessoa 2016 e conquistei o bronze na luta olímpica (hoje chamada de wrestling) em Curitiba 2017 e Natal 2018. Os treinos de luta acontecem todos os dias e de futsal duas vezes por semana, no mesmo lugar”, explicou Anna, antes de falar sobre a estreia do colégio de Juazeiro nos Jogos Escolares da Juventude: “A expectativa era muito grande e acho que sentimos o friozinho na barriga. Mas o time se encontrou após sofre o gol, empatou a partida e conseguimos essa importante vitória”.

 

A equipe cearense abriu o placar na partida disputada no ginásio do Colégio Marista, em Natal (RN), com Francisca Oliveira. Cecília Ribeiro empatou o jogo ainda no primeiro tempo, após bela triangulação da equipe baiana. No segundo tempo, o time mais entrosado se sobressaiu em quadra e com gols de Lohana Barbosa e o segundo de Cecília, o Colégio Luis Eduardo Magalhães estreou com vitória na competição que dá duas vagas para Blumenau 2019.

 

“Não sou de fazer muitos gols, na verdade eu fiquei até surpresa com o meu desempenho. O time começou muito nervoso, era a nossa primeira vez aqui disputando uma competição nesse nível. Ano passado e nos anteriores não conseguimos passar pela fase estadual. Além de nervoso, o time estava cansado pela viagem de ônibus até Salvador e depois de avião. Chegamos tarde da noite e não deu tempo pra descansar. Mas o time mostrou mais vontade do que o normal na partida e conseguimos a vitória”, disse Cecília, 17 anos, logo após a partida. 

 

Na preliminar, em jogo válido pelo torneio feminino 12 a 14 anos, a Escola Municipal Ariston Carvalho Mesquita, de Nina Rodrigues (MA), goleou a Unidade Escola Patronato, de Campo Maior (PI), por 4 a 0. A baixinha Juliana Oliveira, de 12 anos, fez dois enquanto Heloísa Cardoso e um gol contra após escanteio deram números finais no marcador. A escola de Nina Rodrigues se localiza dentro de uma comunidade quilombola e as meninas estão acostumadas a jogar descalças em campo de terra, mas viram chuteiras novas em folha e deram um show dentro de quadra.

 

“Até eu fiquei surpreso com o nosso desempenho. Nosso campo é de terrão e tem três árvores no meio. Até nos treinos as meninas jogavam descalças, então como não se surpreender?”, indagou o técnico Washington Rocha. Até a diretora da escola estava presente na partida e vibrou como nunca pela vitória das meninas. “Minha luta por elas foi grande. Não podia deixar de vir. O município inteiro abraçou o time e a secretaria comprou chuteiras novas para elas jogarem aqui em Natal”, explicou.

 

Assim como fez com as adversárias dentro da partida, Juliana driblou o repórter do Comitê Olímpico do Brasil fora de quadra e esboçou poucas palavras sobre a vitória. “Foi bom. Faço 13 somente ano que vem”, disse.

 

Já a falante Taynara, que joga na defesa ao lado de Mayra Eduarda, comentou o jogo: “Fizemos 1 a 0 após escanteio que a goleira adversária falhou no lance. Aí o time fez 2 a 0 ainda no primeiro tempo e marcou mais dois no tempo final. A Heloísa jogou muito bem e fez um golaço de canhota e a Juliana, como sempre, se sobressaiu no jogo”.

 

Os Jogos Escolares da Juventude são organizados e realizados pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB), com patrocínio da Coca-Cola, parceria da Ajinomoto e do Grupo Globo, e apoio do Governo do Estado do Rio Grande do Norte.

(Foto: Wander Roberto/COB)

 

MAIS...

 

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!