Offline
Audiência Pública detalha o projeto do Eixo Monumental em Maringá
25/09/2019 14:08 em Notícias de Maringá

Estão disponibilizadas no site da Prefeitura as imagens do futuro eixo monumental a ser apresentado e detalhado em audiência pública no dia 23 de outubro. O projeto foi selecionado entre mais de 40 escritórios de arquitetura de diversos estados brasileiros e requalifica o espaço entre a praça da Catedral e o complexo da Vila Olímpica com extensão de 1,87 km e área de 169 mil m². Seguem anexas as imagens.

 

O projeto contempla estudos prévios antes das licitações de obras - estimativa de R$ 50 milhões - que devem ser publicadas a partir do ano que vem. Para não comprometer a mobilidade e captar recursos, a execução é dividida em sete etapas. Será iniciada na área da antiga rodoviária, Praça Raposo Tavares e do obelisco no Novo Centro, trechos mais impactados com as obras do Terminal Intermodal. Praça Renato Celidônio, avenida Getúlio Vargas, travessa Jorge Amado e Vila Olímpica são os demais trechos. 

 

A ideia é potencializar espaços públicos e aumentar a área permeável, valorizando o pedestre, natureza, lazer e mobilidade, incluindo ciclovia e Veículo Leve sobre Trilhos (VLT). O projeto faz frente a espaço descaracterizado com presença de barreiras que resultam na fragmentação da área, prejudicando a compreensão de eixo conector e estruturador.

 

Desde o resultado do concurso, vencido pela paulistana Natureza Urbana, com o projeto “Eixo Vivo”, a Prefeitura apresenta o estudo a diversos setores da sociedade civil organizada como Associação Comercial e Empresarial de Maringá (ACIM), Conselho de Desenvolvimento Urbano (Codem) e Sociedade Rural de Maringá (SRM).

 

O Concurso Nacional para Requalificação do Espaço Público foi idealizado pelo Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Maringá (IPPLAM) e Secretaria Municipal de Planejamento (Seplan) e teve sua organização sob responsabilidade da seção Paraná do Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB/PR).

(Foto: Divulgação)

 

MAIS...

 

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!