A Secretaria Municipal de Saúde participa de campanha nacional para interromper a circulação do sarampo e proteger grupos mais acometidos pela doença no país. A ação será dividida em duas etapas: de 7 a 25 de outubro para crianças de 6 meses e menores de 5 anos (4 anos, 11 meses e 29 dias); e de 18 a 30 de novembro para adultos de 20 a 29 anos.
A vacinação é feita de segunda a sexta na Unidade Básica de Saúde (veja endereços, telefones e horários no arquivo anexo). Crianças de 6 a 8 meses ou alérgicas à proteína de leite devem ser vacinadas das 8 às 14 horas nas UBS's Aclimação, Morangueira, Olímpico, Piatã, Universo e Zona 6, as mesmas que atenderão no Dia D de Vacinação (19 de outubro).
Deve ser apresentada a caderneta de vacinação para avaliação e registro. O público-alvo de crianças apresenta maior incidência de internações e risco de desenvolver complicações como cegueira, encefalite, diarreia grave, infecções no ouvido, pneumonias e óbitos.
O sarampo é uma doença infecciosa aguda, transmissível e extremamente contagiosa, podendo evoluir com complicações e óbitos, particularmente em crianças desnutridas e menores de cinco anos de idade. A transmissão ocorre de pessoa a pessoa, por meio de secreções respiratórias, no período de quatro a seis dias antes do aparecimento do exantema até quatro dias após.
(Foto: Agência EBC)
MAIS...