O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou às universidades o desempenho do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) de 2018. Na Universidade Estadual de Maringá (UEM), quatro cursos de graduação atingiram a nota máxima 5.
Estão neste rol: Ciências Contábeis do câmpus de Cianorte, Direito, Psicologia e Secretariado Executivo Trilíngue. Os dados do Inep também apontam três graduações com nota 4, que é representa nível ótimo: Administração, Ciências Contábeis e Design de Cianorte.
Vale dizer que nem todos os cursos da UEM foram avaliados, pois a cada ciclo o Enade define a relação, por área, das graduações a serem avaliadas. Ao todo, oito modalidades de cursos da Universidade Estadual de Maringá passaram pela avaliação, incluindo as oferecidas no câmpus-sede e nos câmpus regionais, nos períodos integral, diurno e noturno.
O Enade avaliou os estudantes dos cursos que conferem diploma de bacharel nas áreas de administração, administração pública, ciências contábeis, ciências econômicas, comunicação social – jornalismo, comunicação social – publicidade e propaganda, design, direito, psicologia, relações internacionais, secretariado executivo, serviço social, teologia e turismo.
Também passaram pela avaliação os cursos que concedem diploma de tecnólogo nas áreas de tecnologia em comércio exterior, tecnologia em design de interiores, tecnologia em design de moda, tecnologia em design gráfico, tecnologia em gastronomia, tecnologia em gestão comercial, tecnologia em gestão da qualidade, tecnologia em gestão de recursos humanos, tecnologia em gestão financeira, tecnologia em gestão pública, tecnologia em logística, tecnologia em marketing e tecnologia em processos gerenciais.
O Enade é aplicado desde 2004. De acordo com o Inep, o exame “avalia o rendimento dos concluintes dos cursos de graduação em relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares dos cursos, o desenvolvimento de competências e habilidades necessárias ao aprofundamento da formação geral e profissional, e o nível de atualização com relação à realidade brasileira e mundial”.
Ou seja, o Exame é aplicado para estudantes ingressantes e concluintes dos cursos selecionados. Por ser componente curricular obrigatório, ele é indispensável para o universitário obter o diploma.
Cerca de 550 mil universitários de cursos de 27 áreas passaram pela avaliação. O resultado do Exame faz parte dos indicadores de qualidade da educação superior.
A pró-reitora de Ensino da UEM, Leila Pessoa Da Costa, informa que, comparado à avaliação anterior, a instituição apresentou melhoria na nota dos cursos de Psicologia e Secretariado Executivo Trilíngue. Ambos saíram do conceito 4, em 2015, quando foram avaliados anteriormente, para 5 agora.
Ainda conforme Leila, outros dois cursos, os de Direito e o de Ciências Contábeis em Cianorte, mantiveram a nota máxima 5. Também ficaram com a mesma nota 4 da avaliação anterior os cursos de Administração e Ciências Contábeis (Maringá).
Em síntese, a pró-reitora resume que os cursos da UEM avaliados na última edição do Enade ou mantiveram a nota anterior ou atingiram o conceito máximo.
(Foto: Comunicação UEM)