A Feira de Produtos Caseiros, realizada na praça Napoleão Moreira da Silva, foi a oportunidade para 20 expositores locais comercializarem seus produtos. O valor arrecadado foi de R$ 5 mil nos dois dias da feira. O próximo passo está na abertura da associação de produtores caseiros, junto a Vigilância Sanitária da Secretaria de Saúde, com os trâmites já iniciados e que permitirá a emissão de nota fiscal.
Sandra Rodrigues, agente fiscal da Vigilância Sanitária, aponta o evento como uma oportunidade para os pequenos produtores exporem seus produtos e torná-los conhecidos pelo consumidor, além da abertura da associação, que ampliará os locais de venda. A agente também destaca a necessidade da abertura do Cadastro Caseiro, realizado gratuitamente na Secretaria de Saúde e que regulariza e certifica os produtos, permitindo sua comercialização.
Elena Deco, produtora de pães e bolachas com a marca ′Delícias da Nena′, vendeu cerca de R$ 800 durante a feira e diz que o evento abriu portas para inserir seus produtos no mercado local, sendo uma excelente oportunidade de fortalecer os pequenos empresários e aumentar a renda. A expectativa dos organizadores é realizar a 2ª edição da feira no próximo ano, com adesão maior de cadastrados.
Saiba mais
Os produtores que desejarem se regulamentar podem procurar a Vigilância Sanitária. Telefone: (44) 3218-3190
Sala do empreendedor: (44) 3221-1330
(Foto: Aldemir de Moraes/PMM)
MAIS...