GR de Toledo é campeã no individual dos Jogos Abertos do Paraná
14/10/2019 08:26 em Jogos Abertos

O município de Toledo foi vice-campeão dos Jogos Abertos de Toledo na modalidade de Ginástica Rítmica, desempatado de Londrina pelo número de medalhas, campeão no individual geral por equipe e vice-campeão no conjunto de cinco bolas. A competição encerrou no domingo, no ginásio de esportes do Sesi, Centro de Treinamento da equipe de GR de Toledo. Por atleta, Samara Sibin ficou em segundo lugar no individual geral e Geane Silva, em terceiro. No aparelho Bola, Geane Silva ficou em segundo lugar e Samara Sibin, em terceiro. No arco, Samara ficou em terceiro lugar. Kauany Zanettin Paes, que treina na GR de Toledo, mas que competiu por Cascavel, seu município natal, ficou em primeiro no individual, em primeiro no aparelho Bola e em segundo no aparelho Arco.

 

Após a apresentação do conjunto, que foi o último entre os quatro inscritos no domingo, as atletas se abraçaram emocionadas, pelo desempenho em quadra e pela despedida da atleta Giovana Oliveira. “Esta deve ser a minha última competição”, revelou a atleta, que pretende se dedicar agora aos estudos e continuar auxiliando nos treinamentos da equipe de rendimento de Toledo. Com 21 anos, 14 deles dedicados à ginástica rítmica, Giovana Oliveira pensa em parar de competir.  “E ainda estou um pouco dividida, mas a minha intenção é me dedicar mais ao curso de Ciências Contábeis e continuar apoiando o clube, porém auxiliando nos treinamentos”, observou.

 

Para a atleta, a Ginástica Rítmica fez a diferença em sua vida. Por conta da GR ela se mudou de São Paulo para Toledo,  onde veio morar com os seus avós, aprendeu a superar a distância dos pais desde cedo a colocar em prática conceitos de responsabilidade, disciplina e principalmente força de vontade para conquistar os seus objetivos. Como ginasta, conquistou diversos títulos no individual e no conjunto, entre eles de campeã pan-americana e sul-americana, campeã brasileira de conjunto por várias edições, pódio nas principais competições do estado em disputas individuais e também por  aparelhos em campeonatos nacionais.

 

A atleta, que há 9 anos mora e treina em Toledo, destacou que não  foi fácil ficar longe dos pais, mas ressaltou que o seu objetivo maior sempre foi a GR e que através dela conseguiu conquistar muitos sonhos. Ela agradeceu o carinho e a acolhida que recebeu de Toledo e da equipe e ressaltou que é muito grata a todos que contribuíram com ela nesta caminhada.

 

Às atletas que estão iniciando ela recomenda que não desistam quando surgir a primeira dificuldade, pois se persistirem, no final, vai ser muito gratificante. Às empresas patrocinadoras, ela enfatizou a importância deste apoio, não somente para dar visibilidade à empresa, mas principalmente por contribuírem para concretizar o sonho de muitas e muitas crianças, que tem um bom desempenho em quadra, mas que não poderiam por si só alçar voos mais altos por falta de recursos. Se houver patrocínio elas poderão participar de competições maiores, inclusive fora do país, o que colocará em evidência não apenas a atleta, mas também o patrocinador. “É fundamental este apoio para ajudar no sonho destas crianças que querem brilhar cada vez mais no esporte”.

 

O técnico da equipe, Jean Milan, afirmou que ficou muito satisfeito com o resultado e o desempenho das atletas, que em pouco tempo fizeram um excelente trabalho. Segundo ele, em cerca de 30 dias, o conjunto foi montado e treinado, apresentando um excelente trabalho. Ele enfatizou a sintonia e o interesse do grupo, que contou com a participação inclusive de atletas que não treinavam no conjunto ou que estavam afastadas da quadra e que resolveram se unir para viabilizar a participação do grupo. “Estou muito satisfeito com elas, independente do resultado final”, disse ele.

 

Para os Jogos Abertos, ele sugeriu que se faça o mesmo realizado nos Jogos da Juventude, que criou dois níveis na categoria – A e B -, o que permitiria uma participação maior de ginastas e uma avaliação mais adequada. No nível  A estariam as atletas de ponta, com resultados e participações nacionais e internacionais, e no B um nível inferior, porém de qualidade, o que possibilitaria uma avaliação mais adequada e um estímulo maior às atletas.

 

A competição na modalidade de GR, nos Jogos Abertos de Toledo, foi realizada de sexta a domingo, no ginásio do Sesi.  A equipe de GR de Toledo era formada pelas atletas Giovana Oliveira, Allanis Flach do Nascimento, Geane Silva, Samara Sibin e Jainny Klemann.  Geane Silva e Samara Sibin também competiram no individual.

(Foto: Eliane Torres/Assessoria)

 

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!