Offline

GR Infantil de Toledo apresenta-se nos Jogos Abertos do Paraná em preparação ao Sul-Americano
Jogos Abertos
Publicado em 15/10/2019

O conjunto infantil, que vai representar o Brasil no Campeonato Sul-Americano, em Lima, no Peru, de 22 a 28 de outubro, fez uma apresentação especial durante os Jogos Abertos do Paraná, que estão sendo realizados em Toledo. As disputas de ginástica rítmica foram realizadas no sábado e no domingo, 12 e 13 de outubro, com a participação de representantes de 10 municípios. A equipe da casa foi campeã por equipe no individual geral, vice-campeã geral, e vice de conjunto, além das medalhas individuais das atletas da GR de Toledo. O conjunto infantil se apresentou no sábado, logo após o término das disputas individuais.

 

A apresentação do conjunto infantil fez parte da preparação das atletas, que estão treinando em tempo integral. “Teve um dia que encerramos o treino já tarde da noite. Elas sabem que tem uma meta diária para cumprir e não saímos do ginásio até que um determinado número de acertos da série. Foi preciso puxar mais o treino em um dia para chamá-las para esta responsabilidade. Hoje elas estão mais focadas, mais sintonizadas umas com as outras e percebemos uma evolução no trabalho”, comenta a técnica Solange Martins Paludo.

 

Segundo ela, este entrosamento é fundamental, pois no conjunto todas as atletas devem fazer o mesmo exercício, exatamente igual, para ser validado. Se uma erra, todo o exercício é perdido. Além disso, observa a técnica, a sintonia entre as atletas é imprescindível para que elas conheçam os limites de cada uma, percebam a força que devem empregar no arremeço dos aparelhos, altura, entre outras questões para que o exercício seja perfeito. “Isso somente é possível com muito treino e dedicação”.

 

Na apresentação feita no sábado, a presidente da Federação Paranaense de GR, que é árbitra internacional, Márcia Aversani, deu algumas sugestões de aspectos que poderiam ser melhorados para a competição. Ela deu dicas para melhorar a expressão do grupo e movimentos na recuperação dos aparelhos. “Eu que sou a técnica, mas o legal é que estou recebendo a colaboração de todos os profissionais do clube, com a supervisão da técnica Anita Klemann, e também de técnicos e profissionais de outros clubes. Afinal, vamos representar o Brasil nesta competição”, destacou Solange, ressaltando que isso está sendo muito bom pra ela.

 

A equipe conquistou a vaga para o Sul-Americano ao ser campeã do Campeonato Brasileiro da categoria. Além do conjunto, integrado pelas atletas Alana da Silva, Isabelle Novelli da Silva, Fernanda Lenz Heinemann, Maria Eduarda Alexandre, Gabriela Maria Lima da Silva e Danielly Fernandes, também classificaram-se duas atletas no individual. Isabelle da Silva (titular) e Maria Eduarda Alexandre( reserva), asseguraram vaga para competir no individual.

 

Desde o Brasileiro, acredita Solange, a equipe melhorou bastante, mas ainda é necessário treinar muito para corrigir os últimos detalhes e evitar falhas durante a apresentação. A equipe, apesar de representar o Brasil, viaja por conta própria. Com a redução de recursos no projeto de GR de Toledo, os pais estão se organizando com promoções e outras atividades para custear as passagens aéreas e outras despesas para o deslocamento das meninas para a competição. “É um esforço extra que estamos fazendo para representar o Brasil nesta importante competição”, ressalta a técnica. Ela ressalta que pela primeira vez viaja para uma competição internacional como técnica da equipe brasileira, o que aumenta a sua responsabilidade.

(Foto: Assessoria)

 

Comentários
Comentário enviado com sucesso!