Offline
Festival Literário de Maringá homenageia série de livros Vaga-Lume com painel, debate e surpresa
24/10/2019 08:29 em Notícias de Maringá

A série de livros juvenis Vaga-Lume, da Editora Ática, será homenageada durante a Festa Literária Internacional de Maringá (FLIM) 2019. Painel de 25 metros quadrados posicionado dentro das instalações do evento vai provocar lembranças da série que começou no início da década de 1970. No painel, ilustração do artista Tiago Silva fará referência a títulos famosos série.

 

Dia 6 de novembro, às 14 horas, será realizado debate com o tema "Série Vaga-Lume: Literatura que ilumina", reunindo o editor Fabio Weintraub e a escritora Jô Duarte, com mediação de Dany Fran e Kelly Shimohiro. Também está agendada uma ação surpresa. "É comum homenagear escritores e não uma série", justifica o diretor de Cultura, Francisco Pinheiro.

 

A série foi lançada na década de 1970 e os livros são usados até hoje em atividades escolares. São mais de 90 títulos lançados chegando em torno de 10 milhões de exemplares vendidos. Estão entre os mais retirados nas bibliotecas. Na Biblioteca Central de Maringá, no Novo Centro, foi montado painel da Flim com livros da Vaga-Lume e a procura aumentou.

 

A Vaga-Lume fez tanto sucesso que títulos foram adaptados para o cinema e em telenovelas. Como "Éramos seis", de Maria José Dupré, também lançados por outras editoras, "O escaravelho do diabo", de Marcos Rey, que passou de 25 edições, entre outros.

(Foto: Aldemir de Moraes/PMM)

 

MAIS...

 

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!