Offline
Novo Centro de Ação Cultura de Maringá será inaugurado em dezembro
24/10/2019 09:44 em Notícias de Maringá

O novo Centro de Ação Cultural (CAC) está na fase final de reforma e a previsão é inaugurá-lo em dezembro. No prédio da antiga Biblioteca Bento Munhoz da Rocha Neto, com 2,2 mil metros quadrados, foram investidos R$ 3,5 milhões. A modernização da estrutura preservou arquitetônicos originais.

 

O edifício, agora chamado Luty Vicente Kasprowicz, em homenagem ao arquiteto que criou o projeto em 1975, está em processo de tombamento como patrimônio histórico de Maringá. Entre as obras e adequações estão o elevador, auditório, climatização, acessibilidade, paredes, entre outras.

 

Obras otimizam o espaço. Subsolo que não era mais utilizado será sala de ensaios. Com aproximadamente 440 metros quadrados tem uma das laterais espelhadas e divisórias móveis para adequar espaço conforme atividade.

 

Já o térreo terá a sala de exposições Lukas (homenagem ao falecido quadrinhista Marcos Lukaszewing) e a sala de concerto Joubert de Carvalho com o piano do final do século 19 que foi do compositor e agora é restaurado na Região Metropolitana de Curitiba.

 

Sala tem capacidade aproximada para 80 pessoas, iluminação para espetáculo, poltronas para obesos e acessibilidade. O segundo piso será para artes plásticas e o terceiro piso para música.

 

Também haverá uma sala exclusiva para a Casa de Cinema com novos cursos a partir de março de 2020. Intenção é fazer um curso ou workshop de audiovisual ao mês. Além de espaços exclusivos para artesanato, entre outras manifestações com atividades gratuitas. Todo o CAC foi pensado em facilitar a acessibilidade, com rampas, elevador, banheiros adaptados, placas em braile, entre outros.

 

Durante a reforma as atividades do CAC são realizadas na avenida Paraná, 793. Em 2019 foram quase 2 mil alunos a partir dos 6 anos de idade em mais de 65 cursos. Já há exposições e atividades planejadas ainda para esse ano após a inauguração. Iniciativa da gestão Ulisses Maia em formar profissionais e popularizar a cultura, juntamente com diversos eventos gratuitos.

 

O CAC existe desde 1976. Já o prédio foi inaugurado em novembro de 1975. Foi utilizado como Biblioteca Bento Munhoz da Rocha Neto até ser indicado como patrimônio histórico de Maringá após inauguração do novo CAC.

(Foto: Aldemir de Moraes/PMM)

 

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!