Blumenau preparada para receber os Jogos Escolares da Juventude
26/10/2019 09:39 em Jogos Escolares

Está tudo pronto para que Blumenau receba a etapa nacional da edição de 2019 dos Jogos Escolares da Juventude. A maior competição estudantil do Brasil acontece na cidade catarinense entre 16 e 30 de novembro e terá a participação de cerca de seis mil atletas-estudantes. E para que tudo esteja no mais alto nível de organização, o Comitê Olímpico do Brasil (COB) terminou nesta sexta-feira (25), uma série de visitas técnicas aos locais das disputas e reuniões de alinhamento com o Comitê Organizador Local, apoiadores e fornecedores.

 

Kenji Saito, gerente executivo de Desenvolvimento Esportivo do COB, e Arthur Correa, coordenador geral dos Jogos Escolares, foram os responsáveis pelas atividades.

 

“A visita foi muito produtiva. O Comitê Organizador Local, composto por profissionais muito experientes e competentes, está muito comprometido com a entrega do projeto. Aproveitamos apenas para acertar alguns detalhes finais para que tudo seja realizado no mais alto nível”, disse Kenji Saito.

 

Durante três dias, a equipe do COB definiu os locais das reuniões técnicas, congresso de abertura e coletiva de imprensa junto com o Comitê Organizador; visitou os locais de competição; realizou reuniões com os fornecedores de transporte e alimentação; programa de voluntários; além de visitar o Galeão, local da abertura, para definição de questões operacionais.

 

“Blumenau constituiu o Comitê Local ainda em agosto, o que facilita muito o processo, uma vez que todas as secretarias envolvidas já estão cientes de suas entregas. Alinhamos questões operacionais de locais de competição, restaurante central e também da Cerimônia de Abertura. Além disso, nos reunimos com alguns fornecedores para debater a operação. Aproveitamos a visita também para acompanhar a obra da pista de atletismo em Timbó. O principal é que existe um alinhamento bem forte entre a prefeitura de Blumenau e o Governo do Estado de Santa Catarina para a realização do evento”, disse Arthur Correa, coordenador geral dos Jogos.

 

Blumenau receberá cerca de seis mil estudantes entre 12 a 17 anos para a disputa de 14 modalidades, em um clima de interação, respeito e amizade. Os Jogos Escolares da Juventude reúnem anualmente mais de 2 milhões de jovens nas seletivas municipais e estaduais, representando cerca de 40.000 escolas públicas e privadas de quase 4 mil municípios. 

 

Antes de chegar ao destino final, a equipe do COB rodou o Brasil e visitou 10 cidades para definir Blumenau como sede da etapa nacional do evento e as três cidades que receberam as etapas regionais. Cascavel (PR) foi sede da Regional Amarela (Sul/Sudeste/GO/MS), de 02 a 06 de setembro. Uma semana depois, foi a vez de Palmas (TO) receber a Regional Verde (Norte/DF/MT). E, por fim, de 20 a 24 de setembro, Natal (RN) organizou a Regional Azul (Nordeste).

 

Durante as etapas regionais foram 679 partidas em três estados brasileiros durante 12 dias de competição. Em cada uma das três etapas regionais, 32 times conquistaram a tão sonhada vaga para a Nacional. Campeões e vices do basquete, futsal, handebol e vôlei, no masculino e no feminino, nas duas faixas etárias (12 a 14 e 15 a 17 anos), vão agora disputar o título brasileiro em terras catarinenses.

 

Os Jogos Escolares da Juventude já revelaram vários atletas para o alto rendimento, como a campeã olímpica Sarah Menezes e a campeã mundial Mayra Aguiar, ambas do judô. Além delas, nomes como Hugo Calderano, Raulzinho, Ana Claudia Lemos e Leonardo de Deus, que integraram o Time Brasil nos Jogos Olímpicos Rio 2016, deram seus primeiros passos no esporte nos Jogos Escolares. Da delegação brasileira que participou dos Jogos Olímpicos da Juventude Buenos Aires 2018, 33 atletas entre 59 possíveis em 11 modalidades disputaram a maior competição escolar do país.

 

Os Jogos Escolares da Juventude são organizados e realizados pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB), com patrocínio da Coca-Cola, parceria da Ajinomoto e do Grupo Globo, e apoio da Prefeitura Municipal de Blumenau e do Governo do Estado de Santa Catarina/Fesporte.

(Foto: COB)

 

MAIS...

 

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!