Ginastas campeãs Sul-Americanas comemoram em Toledo
30/10/2019 07:57 em Ginástica

A técnica Solange Martins Paludo e as atletas que fizeram parte da equipe brasileira individual e de conjunto retornaram a Toledo no final da tarde de segunda-feira, 28, e dividiram na terça-feira, 29, com as colegas de treino e com os professores da equipe de GR de Toledo, os resultados do Campeonato Sul-Americano de GR, em Lima, no Peru, no último final de semana. A equipe trouxe três medalhas de ouro para o Brasil no conjunto, além do terceiro lugar individual geral, segundo em mãos livres e primeiro em fita para Isabelle Novelli da Silva, que competiu no conjunto e no individual. Fizeram ainda parte do conjunto as atletas Alana Carolayne da Silva, Isabelle Novelli da Silva, Fernanda Lenz Heinemann, Maria Eduarda Alexandre e Gabriela Maria Lima da Silva, que receberam nesta terça-feira o carinho e o reconhecimento das demais colegas de treino, professores e pais.

 

“Elas foram maravilhosas. Fizeram em quadra o que vinham treinando em Toledo. Foi uma competição muito bonita, em que elas fizeram o que treinaram. Foi trabalhado muito para isso e elas conseguiram demonstrar este resultado em quadra. Foi um período de muita dedicação, de treinos intensos, de muito esforço que valeu a pena. Na hora da competição diversos fatores podem interferir, mas elas conseguiram realizar em quadra, no momento certo, o que estavam se preparando para fazer”, comentou a técnica Solange Martins Paludo, que acompanhou o grupo como técnica da seleção brasileira infantil e também da atleta Isabelle, que competiu no individual, além do conjunto.

 

“Para Isabelle o esforço foi ainda maior, treinando e competindo no individual e no conjunto, mas ela deu conta do recado, foi uma vitoriosa”, comemorou Solange. “Foi emocionante ouvir o hino brasileiro, diversas vezes, na competição”, completou a técnica, agradecendo a dedicação das atletas, o apoio dos demais professores do clube e de outros, que também contribuíram, e a colaboração dos pais, que não mediram esforços para viabilizar a participação das ginastas. A equipe representou a seleção brasileira, mas as despesas ficaram por conta do clube. Como atualmente os recursos estão mais escassos, os pais se organizaram para custear as despesas das atletas.

 

A ginasta Isabelle Novelli da Silva, que competiu no conjunto e no individual, afirmou que os treinos foram bastante desgastantes, mas que todo o esforço valeu a pena porque as atletas que formaram o conjunto e ela, que também acumulou o individual,  viram o esforço recompensado. “Não foi só ganhar, mas ganhar por merecer, demos o máximo nesta competição e mostramos o resultado do que treinamos”.

 

Apoio da família

Mariluci, mãe da ginasta Maria Eduarda Alexandre, comemorou com a filha as três medalhas de ouro no conjunto. A atleta, que conheceu a ginástica rítmica em Marechal Cândido Rondon, onde residia, está treinando em Toledo há três anos. A família mudou-se para a cidade e a mãe acompanha a evolução da atleta. “Ela evoluiu muito neste período, não somente no esporte, mas na disciplina, responsabilidade, atitude e perseverança”, afirmou ela, destacando que o período intenso de treinos exigiu sacrifícios não somente das atletas , mas também dos familiares que acompanharam e sofreram com elas nos treinos e na competição, acompanhada pela internet.

 

Michelle, mãe da ginasta Fernanda Lenz Heinemann, sofre de longe, mas na terça-feira fez questão de vir a Toledo, no horário de almoço, para abraçar a filha pela conquista. Natural de Pato Bragado, Fernanda está morando em Toledo desde o início do ano para participar dos treinamentos. Ela vê a filha nos finais de semana e sempre que dá uma folguinha vem a Toledo, nem que seja para ver a filha por alguns minutos, entre os treinos e os estudos. “É complicado deixar uma filha de 12 anos, longe de casa, mas a GR é o sonho dela. Ela não quer parar, de jeito nenhum.  Sempre que dá a gente vem para Toledo, fica um pouco, sai passear com ela. A gente pensou em tirar ela da GR, por conta dos estudos, mas não teve jeito. Agora temos um acordo. Pode fazer GR, mas também tem que ter boas notas”, cobrou a mãe.

(Foto: Assessoria)

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!