Copel divulga vencedor para formação de parcerias público-privadas
05/11/2019 08:10 em Notícias do Paraná

A Copel divulgou na segunda-feira (4) o resultado da chamada pública que buscava um parceiro para a formação de parcerias público-privadas (PPP) no segmento de iluminação pública (IP). Sete proponentes apresentaram projetos. Foi selecionado o Consórcio BRC IP composto por BHIP, Remo Engenharia e a paranaense Construtora Castilho.

 

O Consórcio é formado por empresas da iniciativa privada com larga experiência em concessões de Iluminação Pública, com destaque para a de Belo Horizonte, a maior PPP em atividade no país. A estatal paranaense terá participação minoritária na parceria.

 

ESTRUTURAR - A finalidade da parceria é estruturar projetos de PPP para as principais cidades do Paraná e para os municípios que formem consórcios e somem mais de 10.000 pontos de IP.

 

O diretor de Desenvolvimento de Negócios da Copel, Cássio Santana da Silva, salienta a vantagens deste acordo. “Selecionamos o parceiro com base em aspectos técnicos e com os mais altos padrões de compliance do mercado, com o intuito de permitir que a Copel avance em um negócio promissor que, além da Iluminação Pública, abrirá as portas para as soluções no mercado de cidades inteligentes”.

 

O próximo passo do consórcio será a promoção do workshop que vai alinhar as estratégias de atuação para concorrer tanto como estruturador de projetos como agente concessionário de IP nos primeiros municípios paranaenses.

 

ILUMINA PARANÁ - Em parceria com a Copel, o Governo do Paraná lançou na última quinta-feira (31) o Programa Ilumina Paraná, que permitirá que municípios do Estado modernizem seus sistemas de iluminação pública – aumentando a segurança e reduzindo a conta de energia elétrica.

 

As melhorias se refletem no setor econômico, que lucra com o maior movimento nas vias públicas, o meio ambiente que agradece com a eficientização das lâmpadas na troca por LED, e a segurança fica mais evidente. Todo esse cenário faz as cidades mais iluminadas contribuírem para o bem-estar geral da população.

 

A modernização da iluminação pública é o primeiro passo para a criação de uma plataforma integrada para as cidades inteligentes, devido a sua alta capilaridade nas cidades. O uso da telegestão permite o aproveitamento da estrutura de IP para uso em soluções de segurança, mobilidade urbana, gestão de tráfego, entre outros usos.

(Foto: Copel/Divulgação)

 

MAIS...

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!