As obras de recuperação do Contorno Sul seguem dentro do cronograma e devem ser entregues até junho de 2020. Duas frentes trabalham no tratamento do pavimento, removendo camadas profundas, inclusive segmentos de base. No total serão recapeados 164.720 m², fresados 27.468 m² e recompostos 31.559 m².
Interrompidas durante um período para ajustes nos projetos, por solicitação do Departamento de Estradas de Rodagem (DER), obras não são um simples “tapa-buraco”, e garantirão mais fluidez no trânsito e segurança aos condutores. Intervenções contam com corte de camadas do pavimento e capa de C.B.U.Q de cinco centímetros.
As obras reúnem ainda a reconstrução e desobstrução de sarjetas, contribuindo para o melhor escoamento das águas pluviais e preservação da pista. O investimento é de mais de R$ 12 milhões e os recursos são oriundos de convênio firmado entre o município e o governo estadual com a contrapartida municipal de 5 %.
Conhecido como Contorno Sul, a Avenida Sincler Sambatti tem 12 km e cruza vários bairros da cidade, fazendo a ligação da Rodovia PR-317 e BR-376. Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob) desenvolveu projeto inédito para resolução definitiva. Estudo inclui abertura de três novas pistas, viadutos e trincheiras, pontes, além de galerias pluviais, nova sinalização vertical, horizontal e semafórica. Custo estimado é de R$ 225 milhões.
(Foto: PMM)