Secretarias de Meio Ambiente e Bem Estar Animal (Sema) e de Serviços Públicos (Semusp) programam mutirão de coleta de lixo eletrônico. Nos dias 22 e 23 de novembro a ação será realizada ao lado da Biblioteca Municipal do Parque das Palmeiras. Nos dias 12 e 13 de dezembro a iniciativa acontece no Centro Comunitário do Jardim Alvorada.
A ação auxilia a coleta do município nos pontos de coleta permanentes. Em média, de 6 a 8 toneladas de lixo eletrônico todo mês são recolhidas. Comunidade poderá destinar computadores, cabos, televisores, carregadores, rádios, impressoras, teclados e demais eletroeletrônicos.
Além de disponibilizar um ponto de coleta para os moradores, o mutirão estimula que a comunidade não faça o descarte incorreto, como em fundos de vale, contribuindo com a proliferação de vetores da dengue e outras doenças.
Os recicláveis são destinados à cooperativa de reciclagem especializada em separar materiais eletroeletrônicos. Além de receber subsídios pela triagem, a cooperativa conta com a comercialização dos materiais a fabricantes especializados.
Antes de ser comercializados, as cooperativas desmontam os eletroeletrônicos, separam vidros e demais componentes. O vidro, por exemplo, é triturado na própria cooperativa e comercializado com fabricante de copos e embalagens conforme a qualidade do material separado. Já o plástico, cobre, alumínio e outros metais são destinados a empresas de reciclagem paulistas e paranaenses para a fabricação de diversos outros produtos.
Mutirão de coleta de lixo eletrônico:
Onde: ao lado da Biblioteca Municipal do Parque das Palmeiras (Avenida São Judas Tadeu, nº 1429, Jardim Vitória)
Quando: 22 de novembro, das 9 às 16 horas
Onde: ao lado da Biblioteca Municipal do Parque das Palmeiras
Quando: 23 de novembro, das 9 às 12 horas
Onde: Centro Comunitário do Jardim Alvorada (Avenida Sophia Rasgulaeff, nº 693, Jardim Alvorada
Quando: 12 de dezembro, das 13h30 às 16h30
Onde: Centro Comunitário do Jardim Alvorada
Quando: 13 de dezembro, das 9 às 16 horas
(Foto: Arquivo PMM)