Offline
Maringá Compra ajuda micro empresas a vender para prefeitura
19/11/2019 14:30 em Notícias de Maringá

Foi lançado na noite de ontem, 18, o programa Maringá Compra. Evento no auditório Helio Moreira, anexo ao Paço Municipal, reuniu segmentos econômicos para conhecerem sistema que ajuda micro empresas (MEs) a vender para órgãos públicos, como a prefeitura. Assim é possível o poder público comprar produtos mais baratos e o empresário local desenvolve economicamente sua companhia. A Sala do Empreendedor, da Secretaria de Inovação e Desenvolvimento Econômico (Seide), já fez 26.836 atendimentos esse ano e tem 24,6 mil MEIs registradas operando. 

 

O Maringá Compra beneficiará 36 mil entre micros e pequenas empresas maringaenses, explica a gerente da Sala do Empreendedor, Cássia Mendonça. Programa faz parte de serie de iniciativas para fomentar MEs em Maringá. Como Sala Digital, Café com Crédito. Entre as iniciativas estão uma proximidade com empresários, indicando segmentos, divulgando, capacitando, orientando, entre outros. Isso ajudará a resolver problemas como que o pequeno empresário acha que é muito burocrático participar de licitações e desiste. "Desde 2016 foram movimentados R$ 1,5 bilhão com órgãos públicos em Maringá", comenta o consultor do Sebrae, Wendell Gussoni. "Empresas vem de fora, participam de licitação e vendem em Maringá. Agora é uma oportunidade para as empresas locais".

 

O Maringá Compra é baseado na lei 1.142/19, sobre tratamento simplificado para MEIs. Outro aspecto positivo no segmento em Maringá é o pagamento. Com a crise econômica, é comum prefeituras não pagarem pelos serviços ou produtos de licitações. Por isso, empresários não participam de licitações. Em Maringá, o pagamento não só acontece, como é em tempo curto. O secretário da Fazenda, Orlando Chiqueto, disse ontem que a prefeitura maringaense tem pago em até três dias normalmente. 

 

Participaram do evento ontem o vice-prefeito, Edson Scabora, secretários municipais, o vereador Jean Marques, empresários, Sebrae, entre outros. Também foi apresentado um exemplo de pequeno empresário que ampliou sua empresa após participar de licitação com poder público. 

(Foto: Vivian Silva/PMM)

 

MAIS...

 

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!