Offline
Sarau Literário encerrará concurso de poesias da Academia Mourãoense de Letras
22/11/2019 07:34 em Notícias do Paraná

Acontece na próxima quarta-feira (27) no auditório do Senac de Campo Mourão, um Sarau Literário promovido pela Academia Mourãoense de Letras (AML). O evento cultural marcará o encerramento do I Concurso de Poesias Rubens Luiz Sartori, que recebeu vários trabalhos de poetas de Campo Mourão e região.

 

Dos poemas inscritos entre maio e outubro, 27 foram classificados por uma comissão qualificada e serão avaliados por jurados ligados à literatura e às artes em dois grupos distintos: membros de academias literárias e público em geral. Os autores dos melhores textos receberão prêmios em dinheiro, além de kits com livros de escritores locais e troféus. Os melhores intérpretes também serão premiados.

 

De acordo com o presidente da AML, Prof. Fábio Sexugi, o concurso de poesias superou as expectativas. 

 

“Estamos muito satisfeitos por poder revelar e aplaudir talentos literários de nossa terra, ao mesmo tempo que lembramos o nome do nosso saudoso poeta Rubens Luiz Sartori, grande entusiasta das letras e da própria Academia”, comemorou. 

 

A opinião é compartilhada pela Profª Sinclair Pozza Casemiro, uma das coordenadoras gerais do projeto e ex-colega de trabalho do homenageado. 

 

“Fui e serei eternamente grata a Rubens Sartori: companheiro, poeta de ‘nascença’ e trovador incomparável, pensador e crítico... Deu tudo o que podia em favor da Cultura em geral, não só à Literatura”, testemunhou, quando da aprovação unânime do nome do Poeta para batizar o certame, numa indicação da acadêmica Nelci Veiga Mello.

 

O Sarau Literário terá início às 19h e, além das poesias, haverá feira de livros de autores locais e apresentação de dança flamenca. A entrada é gratuita.

 

RUBENS LUIZ SARTORI – O Concurso de Poesias leva o nome de Rubens Luiz Sartori, primeiro presidente da AML e fundador da Cadeira N. 7, hoje ocupada pelo atual presidente. Nascido em 1953 no oeste catarinense, chegou a Campo Mourão em 1957, onde estudou no Colégio Vicentino Santa Cruz e no Colégio Estadual, tendo ajudado a fundar a União Mourãoense dos Estudantes Secundaristas (UMES). Cursou Direito pela Uem entre 1972 e 1976, sendo um dos cofundadores do Diretório Acadêmico Dr. Nelson Hungria. Resistindo à ditadura, militou politicamente em Campo Mourão pelo MDB, tendo sido candidato a vice no pleito municipal de 1976, quando o prefeito José Pochapski foi eleito pela Arena. Aos 25 anos, tornou-se promotor de justiça: o mais jovem membro do Ministério Público até então. Foi professor da Fecilcam, faculdade que dirigiu entre 2001 e 2005. Um dos fundadores do CTG Capitão Índio Bandeira, Sartori imortalizou as tradições gaúchas em seus versos e nas letras das músicas que compunha para festivais temáticos. Presidiu confederações nacionais e internacionais de tradicionalismo gaúcho, tendo criado o Festival Paranaense de Arte e Tradição (Fepart). Foi comentarista esportivo e jurídico da Rádio Colmeia, onde era conhecido como “Doutor da Bola”. Habilidoso na oratória de improviso, recebeu o apelido carinhoso de “Xiru da Fala”. A poesia sempre ocupou lugar de destaque em sua vida pessoal e profissional: até peças jurídicas ele as escrevia em versos, numa ousadia inédita. Faleceu em 25 de agosto de 2013, deixando a esposa Jussara e os filhos Cláudia e Rubinho.

 

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!