Offline
Prefeitura de Toledo assina convênio com Governo do Paraná para qualificação da Guarda Municipal
25/11/2019 19:50 em Notícias do Paraná

Com o desenvolvimento econômico do município é necessário pensar a cidade sobre os mais diversos aspectos. E a segurança pública é um deles. Nesse sentido a Prefeitura de Toledo caminha no sentido de qualificar a Guarda Municipal para que futuramente também possa contar com GMs preparados para fazer uso de armamentos e melhorar ainda mais o sentimento de segurança dos munícipes. 

 

Neste sentido, na tarde de sexta-feira (20) aconteceu a assinatura de um convênio entre a Secretaria de Estado de Segurança Pública e a Prefeitura de Toledo. Por meio da parceria, o Estado oferecerá um curso de formação para os guardas municipais conforme previsto na matriz curricular nacional da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) com carga horária de 500 horas e instrução de armamento e tiros, com carga horária de 160 horas.

 

O Secretário Municipal de Segurança e Trânsito, João Vianei Crespão, explicou que a busca pela parceria veio com a criação da Divisão de Ensino dentro da Guarda Municipal. “Esse é um anseio antigo da corporação e contamos com a parceria da Polícia Militar do Paraná para efetivação disso. O curso deve iniciar agora em 2020, objetivando ainda durante o ano concretizar a primeira turma de formação, para chegar na Polícia Federal e realmente fazer o convênio para que possamos liberar esse porte para a GM”.   

 

O Prefeito Lucio de Marchi disse que era cobrado desde o início de sua gestão para que viabilizasse o armamento da Guarda. “Assino com muita tranquilidade esse convênio, pois sei da responsabilidade da nossa Guarda Municipal. Isso vai coroar todo um trabalho que vem sendo feito, jamais a gente ia autorizar o uso de armamento sem uma preparação de nosso efetivo. Logo que assumi fui pressionado, tem que armar, mas vai armar sem formação nenhuma? Sabemos o quanto as polícias civil e militar são preparadas para pode chegar lá e usar desse dispositivo. Por isso é uma satisfação muito grande saber que essa parceria vai contribuir com a proteção de nossa população”. 

 

O Comandante do 19º Batalhão da Polícia Militar, Major Jorge Aparecido Fritola, elogiou o trabalho e a dedicação da Guarda Municipal. “Tenho visto profissionalismo e a competência da Guarda Municipal no trabalho do dia a dia. Queria dar os parabéns e dizer desta satisfação que é trabalhar com eles e desse apoio que eles tem dado a nós. Isso reflete em segurança para Toledo. Hoje nos colocamos a disposição através desse convênio, para com a nossa estrutura e experiência auxiliar na formação desses novos integrantes e também na qualificação do pessoal que já está formado”.

(Foto: PMT)

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!