Offline
Paranaenses Pedro Tombolim e Érica Barbosa ganham três ouros nos Jogos Escolares da Juventude
27/11/2019 11:04 em Jogos Escolares

Ninguém venceu mais provas do que eles no atletismo em Blumenau 2019. Com três ouros, os atletas paranaenses Pedro Luiz Tombolim e Érica Geni Barbosa foram os principais destaques da modalidade nos Jogos Escolares da Juventude de 2019. Na pista recém inaugurada de Timbó (SC), Pedro venceu os 400m e os 800m, enquanto Érica levou a melhor nos 200m e 400m, além de terem feito parte do revezamento 4x400m do Paraná.

 

Representando o Colégio Betta, de Foz do Iguaçu (PR), Érica já tem no currículo resultados expressivos a nível nacional e internacional, sempre nos 400m: o título brasileiro sub-18; o vice-campeonato no sub-20; o ouro no último Mundial Escolar, em Split (Croácia); e a quarta colocação nos Jogos Olímpicos da Juventude Buenos Aires 2018.

 

“Estou me despedindo dos Jogos Escolares da Juventude tendo melhorado a minha marca desse ano nos 200m rasos. Estou muito feliz com os resultados", disse a atleta do Instituto de Atletismo de Foz do Iguaçu, projeto apoiado pela Itaipu Binacional, por meio da Divisão de Iniciativas de Responsabilidade Social, que pretende cursar fisioterapia já a partir do próximo ano.

 

Em Buenos Aires 2018, sua primeira experiência olímpica, Érica disse: “Foi uma experiência incrível. Toda a vila, todo o suporte que você tem na competição. Entrei com o 14º melhor tempo do mundo e terminei em quarto”.

 

Pedro Luiz Tombolin, do Colégio Estadual Monteiro Lobato, de Cornélio Procópio (PR), também encerrou sua carreira nos Jogos Escolares da Juventude. Bicampeão dos 800m, agora com o tempo de 1min52s88, muito próximo do recorde da competição, Pedro Luiz foi bronze nos 400m rasos em Natal 2018 e agora também venceu essa prova. “Agora o objetivo é alçar voos maiores, mas preciso treinar bastante”, disse o fã do campeão olímpico Joaquim Cruz em Los Angeles 1984, outro a ter disputado Buenos Aires 2018.

 

Mais um destaque das pistas foi Izaias Alves Salles, da Escola Estadual Professora Josephina de Camargo Neves, da equipe Águias de Guariba (SP), medalha de ouro nos 200m rasos. Prata no Brasileiro sub-18 desse ano (22s11) e no Sul-americano da categoria (22s00), Izaias finalmente quebrou essa barreira e lidera o ranking brasileiro da prova.

 

“Consegui realizar nesse ano tudo o que planejamos. Estou muito feliz por quebrar a barreira dos 22s e tenho 16 anos ainda. Ou seja, me aguardem porque ainda disputo os Jogos Escolares no ano que vem”, falou a atleta, que fez 21s54.

 

Outros resultados

 

Estudante da Escola Abílio Cesar Borges, de Nova Veneza (SC), Larissa da Silva Lucio foi outra campeã que fez a melhor marca pessoal em Timbó: 2min15s74, nos 800m. Esse foi o segundo ouro no currículo da atleta, que já havia vencido em João Pessoa 2016.

 

Já nos 100m com barreiras, a também catarinense Barbara Rodrigues da Cunha, de 17 anos, confirmou o favoritismo e venceu com 14s18. Treinada pelo técnico Roberto Di Santis, Barbara garante que, em 2020, quem vai dar o que falar nos Jogos Escolares é sua irmã caçula.

 

“A Bianca tem 12 anos, também faz atletismo, mas ela se destaca nas provas de lançamento e arremesso. Espero torcer bastante por ela no ano que vem”, disse.

 

Os Jogos Escolares da Juventude são uma realização do Comitê Olímpico do Brasil (COB), com o apoio da Prefeitura de Blumenau e do Governo do Estado de Santa Catarina, por meio da Fundação Catarinense de Esporte (Fesporte)

(Foto: William Lucas/Inovafoto/COB)

(Com Informações da Assessoria de Imprensa do COB)

 

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!