A ginasta Morgana Gmach, que participou das Olimpíadas de 2016, no Rio de Janeiro, abriu o desfile de 7 de setembro em Toledo, conduzindo o fogo simbólico. Ela acendeu a chama em frente ao palco, iniciando o desfile que contou com mais de uma dezena de grupos, entre escolas, centros municipais de educação infantil, clubes sociais, clubes de serviços, universidades, projetos sociais, esportivos e culturais, entre outros participantes, totalizando cerca de 4 mil pessoas. Depois de acender a chama, a atleta permaneceu no palco, entre as demais autoridades civis e militares.
O projeto de Ginástica Rítmica de Toledo, com 26 anos de existência, também esteve representado. Uniformizadas, as atletas da equipe de rendimento da Sadia participaram do desfile, divulgando o projeto que é referência nacional e internacional, com atletas na seleção brasileira, pódio em todas as competições estaduais e nacionais, além de destaque em disputas internacionais.
A equipe de rendimento reúne cerca de 60 atletas, mas o projeto conta com mais de mil crianças participando de atividades esportivas, recreativas e culturais nas escolinhas de ginástica, espalhadas em diversos bairros. Nestes locais, as crianças tem um primeiro contato com a modalidade, além de receber noções de cidadania, responsabilidade e disciplina.
Patrocinado pela Sadia, o projeto de Ginástica Rítmica de Toledo conta com as parcerias do Sesi, prefeitura de Toledo, apoio da Unimed e com o co–patrocínio de O Boticário, Sanepar e Prati-Donaduzzi, através de recursos obtidos pela da Lei de Incentivo ao Esporte do Ministério do Esporte/Governo Federal.