Um cenário positivo e um futuro que se desenha favorável ao Aeroporto Silvio Name Júnior foi destaque durante a abertura, na manhã desta quinta, 28, do 1º Seminário de Infraestrutura Aeroportuária. O evento que se estende pela tarde, no Unicesumar, reúne representantes da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) Secretaria de Aviação Civil (SAC) e Tribunal de Contas da União (TCU).
Um dos assuntos do seminário é o Regime Diferenciado de Contratações (RDC) utilizado nas obras do aeroporto - ordem de serviço será assinada nesta sexta, 29. O aeroporto maringaense é um dos primeiros regionais do país a utilizar o modelo de contratação que não prevê aditivos e foi utilizado inicialmente na Copa do Mundo 2014 e Jogos Olímpicos de 2016.
O vice-prefeito Edson Scabora destacou que a escolha de um secretariado técnico, competente e comprometido são fundamentais para uma gestão moderna e que busca gerar empregos e trazer recursos para a cidade. “Com as obras do aeroporto concluídas estaremos em um outro patamar que oferece um cenário ainda mais favorável à implantação de indústrias e empresas”.
O secretário de Obras Públicas, Albari de Medeiros, enfatizou a economia de R$ 38,5 milhões com a redução de transporte de material e lance do processo licitatório. Os recursos possibilitam a modernização do terminal de passageiros, com fingers (pontes de embarque e desembarque), proporcionando mais segurança e conforto aos passageiros.
Já o superintendente do aeroporto, Fernando Rezende, apontou que as intervenções vão assegurar a operação de aeronaves de outras categorias, abrindo a possibilidade de novos negócios e aumento de voos. Sublinhou que a partir do dia 15 de dezembro iniciam os voos da Latam com a expectativa de aumento de 20 % no volume de passageiros.
O seminário ainda discutirá o BIM (Building Information Modeling - Modelagem de Informações da Construção), ferramenta tecnológica utilizada também para os projeto do aeroporto de Maringá. O evento vai até as 17h30 no Auditório Joaquim Lauer (bloco 6) do Unicesumar.
(Foto: Aldemir de Moraes/PMM)