Com bike emprestada, triatleta pernambucana ganha três medalhas no ciclismo dos Jogos Escolares da Juventude
01/12/2019 14:22 em Jogos Escolares

A triatleta Kawani Sofia Carneiro não tem bicicleta própria nem sapatilha e precisou disputar as provas de ciclismo dos Jogos Escolares da Juventude Blumenau 2019 com equipamento emprestado. Ainda assim, a pernambucana conseguiu três pódios na competição: prata na corrida por pontos e bronze na velocidade e na resistência. E tudo isso com apenas 11 anos – o evento é destinado a atletas de 12 a 14 anos, nascidos entre 2005 e 2007, e Kawani completa 12 anos em 15 de dezembro.

 

“Fiquei surpresa com os meus resultados. Essa é a primeira vez que disputo os Jogos Escolares e enfrentei meninas mais velhas, além de competir com uma bicicleta para provas de triatlo, que é de um amigo dos treinos".

 

Bolsista da Escola Paroquial Nossa Senhora da Fátima, em Paulista, região metropolitana do Recife (PE), Kawani acorda às 3 horas para treinar. Apesar das três medalhas conquistadas no ciclismo, ela garante que sua principal modalidade no triatlo é a corrida.

 

“Melhorei bastante no ciclismo, mas o meu forte mesmo é a corrida. Treino natação (uma hora) e corrida (uma hora e meia) às segundas e quartas, aí faço ciclismo às terças, quintas e sábados, sempre das 4 horas da manhã até as 6h. Descanso às sextas e domingos, quando me dedico mais aos estudos”.

 

Kawani começou a fazer natação aos 6 anos, na escola, e sua professora de educação física à época, Vanessa Azevedo, a apresentou a um amigo que era técnico de triatlo. “Comecei a treinar para o esporte e logo me destaquei”, disse.

 

A menina é treinada por Conceição Lima, de 31 anos, e no último dia 24 conquistou o título de campeã brasileira de triatlo, em Brasília. Campeã infantil de Aquathlon no Rio de Janeiro, a pequena surpreendeu a todos no último dia 10, quando ficou em segundo lugar no Circuito Oxe de Triathlon, etapa de João Pessoa (PB), na categoria adulto.

 

“No adulto”, repetiu Conceição, a Ceiça. “Essa menina colocou dois minutos de vantagem em cima de mim. Nem me respeitou”, brincou a técnica.

 

A história de superação da jovem atleta surpreende até a própria técnica. “Ela ainda paga para treinar natação no Sesi Paratibe. Na verdade, usa os prêmios de atletas, mas nem isso dá pra pagar. Essa menina passou também nas provas de atletismo na seletiva pernambucana. Ela gosta muito do que faz. E tem que gostar mesmo, porque acordar às 3 horas da manhã para treinar não é fácil”.

 

O ciclismo feminino para atletas de 12 a 14 anos dos Jogos Escolares da Juventude foi encerrado nesta sexta-feira, 29, com a prova de resistência. Mayra Costa e Silva, do Colégio Evolução (SP), conquistou a medalha de ouro com o tempo de 30min02s557. A prata ficou com Catharine Ehrmann, do Colégio Estadual Francisco Villanueva (PR), e o bronze foi para Kawani. Amanda Aires Kohls, da Escola Conexão Aquarela, de Macapá (AP), terminou em quarto lugar. As quatro atletas abriram vantagem sobre as demais participantes e disputaram entre si no sprint final os três lugares no pódio.

 

Os Jogos Escolares da Juventude são uma realização do Comitê Olímpico do Brasil (COB), com o apoio da Prefeitura de Blumenau e do Governo do Estado de Santa Catarina, por meio da Fundação Catarinense de Esporte (Fesporte).

(Foto: Gaspar Nóbrega/Inovafoto/COB)

 

MAIS...

 

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!