Offline
Campanha em Maringá incentiva doação de medula óssea
03/12/2019 06:36 em Notícias de Maringá

Sua atitude pode salvar vidas. Com o tema ′Doe vida, doe medula′, ocorre nesta terça, 3, das 8 às 17 horas, a campanha de captação de doadores de medula óssea. Ônibus do Hemocentro estará em frente ao Auditório Hélio Moreira (Paço Municipal) realizando novos cadastros e atualização de doadores.

 

O cadastro é feito mediante coleta de 5 ml de sangue, quantidade equivalente a retirada para exames. Podem se cadastrar pessoas de 18 a 55 anos, em boas condições de saúde, que apresentarem documento com foto. Os doadores serão cadastrados no Registro Nacional de Doadores Voluntários de Medula Óssea (Redome). O cadastro é universal e, segundo dados do Redome, a cada 100 mil pessoas cadastradas, uma é compatível.

 

A medula óssea desempenha um papel fundamental no sistema de defesa do organismo, por produzidos os leucócitos (glóbulos brancos), as hemácias (glóbulos vermelhos), e as plaquetas. São cerca de 5 mil pessoas na fila aguardando pelo transplante. A ação é realizada pela ONG Vidas Gerando Vidas, com apoio da Prefeitura de Maringá.

(Foto: Vivian Silva/PMM)

 

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!