A Associação Comercial e Empresarial de Maringá (Acim) realiza pesquisa sobre a campanha Maringá Encantada 2019, em parceria com a prefeitura maringaense. Dados são coletados em três etapas: a primeira foi no dia 30 de novembro, a segunda será em 20 de dezembro e a última em 21 de dezembro. Programação prevê escutar 1440 pessoas. Resultado será divulgado pela prefeitura de Maringá em 7 de janeiro de 2020. E apontará como a cidade está atrativamente para os turistas.
No ano passado 583 pessoas foram entrevistadas sobre campanha natalina de 2018. Eles apontaram uma melhora em relação à campanha de 2017. O perfil dos entrevistados foi de 63% mulheres, 57% casados, 37% com idade entre 30 e 40 anos e 32,7% com ensino medio completo.
Já sobre aspectos econômicos 41,6% dos entrevistados têm uma renda mensal familiar entre R$ 1.909 e R$ 3.816; 45,8% trabalham no setor privado; 47% dos que residem fora da região metropolitana de Maringá, pretendem ficar na cidade apenas um dia; 54% dos que residem fora da região metropolitana de Maringá, tiveram um gasto de até R$ 200 com alimentação durante sua estadia na cidade; alimentação com 50,9% foi o principal gasto durante a vinda na Maringá Encantada, vindo em seguida 26,6% transporte; entre outros.
O trade turístico de Maringá se mobilizou esse ano para melhorar serviços na rede. Foram feitos treinamentos e reuniões para melhorar a recepção e atendimento para quem visita Maringá. Ações e dados serão usados para reforçar Maringá como destino turístico e ampliar opções a curto prazo.
(Foto: Aldemir de Moraes/PMM)