A Prefeitura de Maringá trabalha cada vez mais para facilitar e agilizar o atendimento do contribuinte. Bom exemplo disso é o ′ITBI Online′. Desde sua implantação, há um ano, o sistema digital de emissão de guia de pagamento do Imposto de Transmissão de Bens Imóveis, diminuiu em 60% o fluxo de pessoas no atendimento presencial. Além da guia, o contribuinte pode solicitar laudos de avaliações ou outros serviços pertinentes aos impostos.
Por mais que essas guias possam ser solicitadas online, muitas pessoas ainda procuram a prefeitura pessoalmente para essa demanda. Quando isso acontece, o processo de emissão acaba por envolver o trabalho de muitos servidores e pode demorar em média 7 dias. Já a emissão online é acompanhada pelo mínimo de pessoas (3 servidores contra 12 no sistema presencial) e permite o acesso via internet, tendo tempo médio de 2 dias para ser solucionado.
′′Mesmo com a diminuição de protocolos presenciais, a Prefeitura de Maringá manteve a arrecadação das guias de ITBI. Este primeiro ano de projeto nos trouxe números positivos para continuar trabalhando desta maneira e garantir a comodidade do contribuinte maringaense′′, afirma o secretário de Fazenda, Orlando Chiqueto.
Outras cidades que experimentaram o processo online se depararam com a diminuição de valores arrecadados por meio do imposto, o que não ocorreu em Maringá. Em janeiro deste ano foram 512 contribuintes que utilizaram o serviço. Já em novembro, foram contabilizados 1.004 usuários, aumento de quase 100%.
(Foto: Vivian Silva/PMM)