Brasil vence Austrália no último jogo da fase de grupos do Mundial de Handebol feminino
07/12/2019 17:49 em Handebol

A Seleção Brasileira fez o último jogo da fase de grupos pelo 24º Campeonato Mundial de Handebol de Feminino na madrugada desta sexta-feira (6/dez) no Ginásio Geral da Cidade de Yamaga, em Kumamoto, no Japão. O adversário foi a Austrália e a vitória veio por 31 a 9 (15 a 5 no primeiro tempo). Com isso, o Brasil confirmou a quinta colocação no grupo B, com 3 pontos – três derrotas, um empate e uma vitória. Agora as brasileiras disputam do 17º ao 20º lugares no torneio, na chamada President’s Cup. O Mundial Feminino de Handebol vai até o dia 15 de dezembro.

 

1º tempo

A Seleção Brasileira precisou usar bastante a concentração para entrar em quadra sem chance de classificação à próxima fase e contra um adversário que ainda não tinha vencido nenhuma equipe. Defensivamente o Brasil foi muito bem, usando a maior parte do tempo marcação 6-0, e levou apenas 5 gols. (Brasil 15 x 5 Austrália).

 

2º tempo

Na segunda etapa o técnico espanhol Jorge Dueñas optou por usar mais a marcação 5-1 – que é quando uma atleta fica mais adiantada em relação à linha dos 6 metros – e com isso a Seleção conseguiu roubar mais bolas e atrapalhar bastante o ataque australiano. O resultado é que o Brasil levou apenas quatro gols e fechou a partida pelo placar de 31 a 9.

 

A melhor atleta da partida foi a armadora brasileira Jaqueline Anastácio, que fez 4 gols na partida: Marcaram ainda pelo Brasil: Ana Paula Rodrigues (5 gols); Isaura Menin, Mariana Costa (4 gols); Larissa Araújo (3 gols); Alexandra Nascimento, Tamires Araújo, Samara Vieira, Patrícia Matieli e Ana Claudia Bolzan (2 gols); Adriana de Castro (1 gol).

 

“O jogo contra a Austrália era difícil mentalmente depois das derrotas nos últimos jogos, e precisávamos que a equipe estivesse bem concentrada, bem focada, mesmo sabendo que o potencial da Austrália era mais baixo. Estivemos bem, sobretudo no trabalho defensivo, e conseguimos abrir o placar no primeiro tempo, mesmo com algumas imperfeições no ataque. No segundo tempo a defesa 5-1 nos deu mais possibilidades de interceptar bolas, fazer mais contra-ataques e nos dar segurança”, analisou o técnico do Brasil, Jorge Dueñas.

 

O próximo jogo do Brasil será no domingo, dia 8/dez, no Ginásio da Prefeitura de Kumamoto, contra a Eslovênia, 5ª colocada do grupo A.

 

Sistema de disputa

A forma de disputa do Mundial de Kumamoto é o Main Round, adotado em competições como da Liga Europeia de Handebol (EHF). Nesse sistema, as 24 equipes são divididas em quatro grupos com seis equipes cada, na fase classificatória. Os três melhores de cada chave passam para a próxima fase e levam junto os pontos obtidos nas partidas disputadas entre classificados. Depois se dividem em dois grupos de seis equipes cada, e os dois primeiros de cada chave passam para as semifinais.

(Foto: Divulgação/IHF)

 

MAIS...

 

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!