Vice-presidente Hamilton Mourão fala sobre democracia e políticas públicas em Curitiba
08/12/2019 12:22 em Notícias do Paraná

O vice-presidente da República, Hamilton Mourão, participou nesta sexta-feira (06), em Curitiba, da solenidade pelo Dia Nacional da Justiça e da Família, comemorado em 8 de dezembro. O evento foi promovido pela Secretaria da Justiça, Família e Trabalho e teve a participação, também, do vice-governador Darci Piana e do ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro. Eles foram homenageados pelo secretário da Justiça, Família e Trabalho, Ney Leprevost, .

 

Na sua palestra, Hamilton Mourão reforçou a importância da democracia. “Não há democracia sem justiça. A democracia é o principal pilar, entre a justiça e família, para o andamento e bom funcionamento do bem comum”, disse ele.

 

Mourão falou também sobre o desenvolvimento de políticas públicas para a população. “As políticas desenvolvidas têm que ser para o estado, não para o governo. Trabalhamos juntos nas esferas federal, estadual e municipal para diminuir as desigualdades e levar o bem às pessoas que vivem em situação desumana. Mas, para isso, a sociedade tem que fazer sua parte. Como nós temos que fazer nossa parte como cidadãos também”.

 

GARANTIA DE DIREITOS - O vice-governador Darci Piana afirmou que não existe nada mais importante que a justiça e a família. “A família sustenta a sociedade e sem justiça não se vai a lugar algum”, disse.

 

MENOS CRIMES - A redução da criminalidade em 2019 foi um dos pontos da palestra do ministro Sergio Moro. “Temos trabalhado intensamente no Ministério de Justiça para diminuir o crime organizado, a criminalidade e a corrupção e temos excelentes resultados, com redução dos principais indicadores criminais em todo o país”, disse Moro, acrescentando que o mérito é compartilhado com as forças de segurança pública dos Estados, como no Paraná.

 

Segundo o ministro, até setembro houve uma queda de 22% no número de assassinatos em comparação ao mesmo período do ano anterior, e de 40% nos roubos a instituições financeiras. “Evidentemente os números ainda são muito altos, o que nos entristece, mas a redução no motiva a seguir adiante. Por isso é importante que tenhamos instrumentos legais para levar os criminosos à Justiça”, completou.

 

O ministro afirmou que a Câmara dos Deputados deu um passo importante ao aprovar, ainda que parcialmente, o projeto anticrime enviado pelo governo federal.

 

HOMENAGENS – O secretário Ney Leprevost abriu a solenidade ressaltando que é preciso garantir a preservação da ordem, da Lei, da Constituição e da democracia. Ele fez a entrega do reconhecimento público de Expoente da Defesa do Estado Democrático de Direito e da Constituição Federal ao vice-presidente Hamilton Mourão e ao ministro Sérgio Moro.

 

Também foram homenageados o vice-governador Darci Piana, os ministros do Superior Tribunal de Justiça, Nefi Cordeiro e Joel Ilan Paciornik e o presidente do Tribunal de Justiça do Paraná, desembargador Adalberto Jorge Xisto Pereira; o superintende da Polícia Federal do Paraná, delegado Luciano Flores de Lima; o comandante da 5ª Região Militar, General Aléssio Oliveira da Silva; o comandante Geral da Polícia Militar do Paraná, coronel Péricles de Matos; o comandante do Corpo de Bombeiros do Paraná, coronel Samuel Prestes, e a procuradora-geral do Estado do Paraná, Letícia Ferreira.

(Foto: Geraldo Bubniak/AEN)

 

MAIS...

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!